Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas

1. virginia

05/12/2009 às 21:25

gostaria de saber se eu tenho fibromialgia, pois tenho muita dor nos musculos ao apalpar , nos joelhos pro lado de fora, e tambem a virilha doi muito me ajude se for possivel.grata

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Cara Virginia, fibromialgia, entre outros sintomas, pode dar dor muscular, inclusive em joelhos e virilha, mas não é possivel, com tão poucos dados, dizer se é este seu diagnóstico. Fibromialgia é um “diagnóstico de exclusão”, ou seja, só pode ser feito depois de afastadas as outras possíbilidades. É impressindível uma tradicional consulta a um reumatologista (ao vivo e em cores) e alguns exames para que sua pergunta seja propriamente respondida.

2. margareth

05/12/2009 às 21:16

Tenho 48 an0s gostaria de saber o diagnostico para dor na junta do dedo
mindinho e essa junta tem um carocinho e se apertar doi muito aiaiai
obrigada

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Cara Margareth, consigo pensar em muitas causas para seu mindinho ter um carocinho doloroso. Faltam-me dados (e um indispensável exame físico)! Temo que uma consulta cara-a-cara seja indispensável… Procure um reumatologista de sua confiança!

3. Mareli

05/12/2009 às 14:10

Dr. Pedro,
Minha enteada, com 29 anos, vem apresentando a cerca de + ou menos 2 anos, quadros de trombocitopenia (baixa de plaquetas no sangue). Quando recém nascida teve episódios de convulsão sendo tratada por vários anos com Gardenal e depois o tratamento foi descontinuado, não tendo mais nenhuma convulsão. Ela teve uma filha de parto normal e nada aconteceu. Ha um período de 2 anos atrás acharam que ela estava com dengue devido estar com sintomas de: febre, dor no corpo e baixo némero de plaquetas que quase à levou internação (69.000). Depois disso teve diversos episódios de cansaço, por pequeno esforço, infecções repetitivas com resfriados, pneumonia, infecção urinária e constantemente (quase todo dia) com forte dor de cabeça (na região da nuca, sem pressão alta). A cerca de uma semana, além de estar urinando sangue com cólicas abdominais insuportáveis (ela é portadora de litíase), suspeitou-se que fosse cólica renal, mas não excretou nenhuma pedra. Fez ultrason e viram uma pequena pedra no rim (não nos ureteres e nem na bexiga). Apareceu também um monte de pintinhas vermelhas nas coxas, entre os joelhos e a virinha e quando foi à dermatologista, diagnosticou púrpura palpável. Após este diagnóstico e buscando informações na net a respeito da púrpura, notei que essa doença pode ser uma consequência de uma doença auto imune, como por exemplo o Lúpus eritematoso sistêmico. A dermatologista à encaminhou para a hematologista e suspeito que o melhor seria um reumatologista.
Conforme esta histórico, qual o procedimento a ser tomado e qual suspeita diagnóstica seria, conforme sua experiência e conhecimento? O que deveríamos fazer? Se for Lúpus e com esta situação, ela está correndo algum risco fatal?
Aguardo retorno e agradeço antecipadamente,
Mareli

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Cara Mareli,
Como discutido mais profundamente do artigo deste site sobre
Lupus, esta é uma doença de mil faces, e trombocitopenia pode sim ser uma delas. Superficialmente, arrisco a dizer que as dores abdominais e sangramento urinário da sua enteada sejam efetivamete cálculo renal, mas isso não explica as púrpuras ou a plaquetopenia. Os sintomas constitucionais (cansaço, febre, dor no corpo) podem fazer parte do Lupus ou de qualquer doença inflamatória ou infecciosa. Ou seja, não consigo afastar, ou confirmar, a hipótese de Lupus com estes dados, e a investigação está bem indicada. A hematologia intercala com a reumatologia em diversas frentes, de forma que a maioria dos hematologistas têm um razoável conhecimento sobre as doenças reumatológicas. Tenho certeza que se este profissional deparar com uma de nossas doenças ele vai expontaneamente encaminhá-la. Quanto à pergunta sobre o risco, sem o diagnóstico preciso fica difícil responder (as vezes é mesmo com o diagnótico), mas sangramentos expontâneos são raros com plaquetas a cima de 30.000.

4. Guadalupe

08/11/2009 às 22:08

Olá!
A´pesar de não ter localizado costocondrite na lista de doenças tratadas pela reumatologia, recebi a indicação para procurar um reumatologista. É isso mesmo? Existe um tratamento efetivo pra costocondrite? Por que tantas crises? É incurável? Grata

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Olá Guadalupe, você tem razão: costocondrite é mesmo tratada por reumatologistas. Já incluí esta e uma condição irmã, a Síndrome de Tietze, na relação de doenças reumatológicas deste site e escreví um artigo sobre o tema. Para ler
clique aqui.

5. marcio ribeiro silva

30/10/2009 às 14:19

quando eu tinha 14 anos eu tive reumatismo coreia tive movimentos involuntarios, e dificuldade ate para conversar dai tomei bezentacil durante uns 9 meses seguidos dai nao tomei mais, a pouco dias tive uma tontura seguida de dormença pelo corpo sera que é a coreia?
tirei eletro cardiograma ta tudo ok

A Febre reumática (FR) é uma doença auto-imune (onde o sistema imunológico ataca partes do próprio corpo), desencadeada por uma infecção na garganta por uma bactéria específica, o Estreptococos. Entre as suas possíveis manifestações estão a artrite (inflamação nas juntas), artralgia (dor nas juntas), febre, alterações no eletrocardiograma, elevação dos exames de inflamação, cardite (inflamação no coração e/ou nas suas válvulas) e a coréia (movimentos involuntários de membros). O quadro completo é improvável, e o diagnóstico é dado pela soma de sintomas com a evidência clínica ou laboratorial (ASLO ou cultura) da presença da bactéria. A coréia acontece tardiamente (3 a 6 meses depois da infecção de garganta) e é um sintoma tão característico que, se presente, o diagnóstico de FR geralmente é dado, mesmo na ausência de outros sintomas ou da evidência da infecção. Além da Coréia alguns outros sintomas de sistema nervoso são freqüentemente atribuídos à FR, apesar de haver ainda alguma polêmica nisso: agitação, irritabilidade, tiques nervosos, transtorno obsessivo-compulsivo. Apesar desta ampla gama de manifestações neurológicas, “tontura ou dormência pelo corpo” dificilmente poderiam ser atribuídas diretamente à FR. Seu neurologista vai poder te ajudar com o diagnóstico correto.

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br

6. Elizete de Jesus Pessoa

26/10/2009 às 16:32

Faz mais de dois anos que diagnosticaram a doença de behçet, no começo não acreditei muito até porque não encontrava respostas, mas agora depois de muitas pesquisas sei que realmente tenho. Tenho tido crises pelo menos uma vez por mês, mesmo fazendo tratamento com corticoide elas voltam, para uma melhora rápida eu tomo dooflan, mas gostaria de saber se existe uma maneira de previnir, se fazer exercícios, a alimentação ou qualquer informação que eu possa amanizar minha dor. Nesse momento que eu escrevo tenho 3 ulceras na vulva, as orais eu já nem menciona, pois elas nunca somem, o meu cançaco é muito grande, as pessoas as vezes não acreditam. Eu trabalho e estudo a noite. Obrigada, Elizete.
.
Olá, Elizete! Imagino sua dificuldade. Sim, existem diversas medicações que podem ser tentadas além do corticoide. Geralmente o controle dos sintomas é efetivo no Behçet, salvo exceções raras. Infelizmente apenas mudanças no estilo de vida, como alimentação e exercícios não são suficientes para te trazer melhoras. Algumas medicações eficazes para você não são achadas em farmácias convencionais. Seu reumatologista dese ser experiente e preferencialmente ligado a instituições acadêmicas, para saber os caminhos para prescrevê-las.

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br

7. Camila C.Silva

20/08/2009 às 00:16

Fui diagnosticada com lúpus sistêmico há 2 anos e desenvolvi há 1 ano a síndrome de sjogren. Há mais de 1 mês fiz uma sinovectomia total do punho direito com pronossupinação. Todas as culturas foram negativas mas o histopatológico sugeriu artrite reumatóide fibrosante e o meu reumatologista contestou o lado dizendo que não é possível artrite em uma só mão porque a manifestação da doença é sempre bilateral. Gostaria de saber se é possível artrite em um só punho mesmo eu já tendo 2 doenças auto-imunes, ou seja, seria possível uma pessoa ter 3 doenças ao mesmo tempo? Grata.


Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
A associação de 2 ou mais doenças autoimunes é sim possível. Lupus + S. Sjoegren (SS) é uma das associações clássicas. Lupus + artrite reumatóide (AR) também é possível e tem até nome: síndrome de sobreposição, que também pode “unir” outras doenças auto-imunes como miosite, esclerodermia… Mas concordo com seu reumatologista de que AR em uma única articulação é pouco provável. Se as pesquisas para infecção foram negativas (e considerando que elas estejam corretas), a própria SS, insultos mecânicos pela alteração da arquitetura (p.e. por jacoud, um tipo de artrite do lupus que deforma pela frouxidão de tendões e ligamentos) são hipóteses a serem consideradas. Reumatologia é frequentemente um quebra-cabeças difícil de montar e peças faltantes complicam a empreitada. O exame físico, os exames de sangue e imágem, o anatomo-patológico e a anaminese são fundamentais.

8. clédina almeida sampaio

17/08/2009 às 08:19

tenho 31 anos e na infãncia sofri com terríveis crises de garganta e aos 10 anos senti a febre reumática, onde o torrinolaringologista me prescreveu o tratamento com a penicilina benzatina com intervalos de 21 em 21 dias, por um período até os meus 21 anos. não tenho feito uso de nenhum medicamento, os meus exames de pcr e aslo oscilam entre resultados de positivo e negativo. tenho muitas dores nas articulaçoes do joelho e pés, principalmente(ainda é reumatismo?) .Será que eu deveria voltar a fazer uso das benzetacil?


Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
O PCR (proteína-C reativa) é um exame ultra-sensível para o diagnóstico de qualquer quadro infeccioso. Isto quer dizer que qualquer gripe, qualquer infecção urinária, até mesmo a silenciosa aterosclerose (formação de placas de colesterol nas artérias) podem alterar este exame. O Aslo altera com qualquer contato com o Streptocococcus, uma bactéria comum que pode causar a dor de garganta, a Febre Reumática (FR) em uma pena minoria de pacientes, ou nada. Portanto a alteração destes exames só deve ser valorizada se o quadro clínico sugerir a FR. Joelhos e pés são ocasionalmente acometidos na FR, mas também são as articulações que mais frequentemente doem em esportistas e pessoas normais. Recomendo para você uma consulta em um bom reumatologista e o doloroso bezetacil apenas se ele estiver convencido do diagnóstico.

9. Silvia Cassim

16/07/2009 às 12:15

Na infancia tive infecções de garganta severas, aos 20 anos desenvolvi um reumatismo palindromico, que hoje 20 anos depois parece estar evoluindo para poliartrite. Tem ligação com as infecções de garganta?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Se o diagnóstico de Reumatismo Palindrômico está correto, não há evidências de que ele esteja relacionado com as infecções na garganta. Mas sim, ele pode se tornar poliarticular, quando evolui para artrite reumatóide
(Leia detalhes sobre esta doenças). Outro possíveil diagnóstico para você é Febre Reumática, esta sim relacionada com as infecções na garganta, e ocasionalmente poliarticular. São diagnósticos que só o reumatologista que esteja te acompanhando, com todo o histórico e exames em mãos, pode arriscar.

10. laura

16/07/2009 às 00:46

Tive todos os sintomas de lupus eritematoso sistemico, hosp.em UTI e coma. que exames fazer para comprovar doença ?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br

99% dos casos de lupus (LES) são FAN (Fator anti-núcleo, um consunto de anticorpos no sangue) positivo, desde que a pesquisa seja feita com células HEP-2 (metodologia específica). A grande maioria dos 1% restante, se não todos, têm anti-Ro (outro anti-corpo) positivo. Um LES sem nenhum dos dois presentes é bastante improvável. Outros anticorpos que podem ajudar são os “anticorpos anti-fosfollipídeos” e anti-P-Ribossomal, que podem ser positivos independentemente do FAN. Entenda que o FAN pode ser positivo em até 30% de determinadas populações SAUDÁVEIS, então um FAN positivo NÃO SIGNIFICA LES! O quadro clínico e o consumo de complemento (um conjunto de proteínas específicas no sangue) durante a atividade são fundamentais para o diagnóstico.

11. Edisângela Marim Basto

15/07/2009 às 13:03

Gostaria de maiores explicações sobre o “reumatismo palindrômico.” Tenho 36 anos e tenho sofrido muito com dores nas articulações, principalmente mãos. Meu médico disse que tenho este tipo. Obrigada

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br

Em resposta criei um artigo sobre reumatismo palindrômico. Bom proveito!

12. David Accioly

24/06/2009 às 03:03

Minha mãe descobriu que tem urticária vasculite, e desde então procura algum remédio para aliviar os sintomas, mas até agora em vão. Já fomos à alergistas, dermatologistas e nada nem ninguém resolve. Será que um reumatologista seria uma solução? Qual? e aonde?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Urticária vasculite é uma doença que, as vezes, dá mesmo bastante trabalho. Os 3 profissionais (alergistas, dermatologistas e reumatologistas) são gabaritados para tratar. Arrisco dizer que cada um tem uma abordagem relativamente diferente do problema e que, se os 2 primeiros não deram certo, vale a pena tentar um reumatologista. Quem? Onde? Um bom. Um no qual o Sr. Confie.

13. Paulina

23/05/2009 às 21:41

Tenho uma irmã com fibromialgia, e sempre pesquiso sobre o assunto.
Ela faz psicoterapia, hidroterapia, e tem acompanhamento psiquiátrico (toma antidepressivo). Mas quanto `a atividade física, não sabe o que fazer, cada profissional defende o seu peixe, e parece que na verdade ninnguém se entende sobre o que é mais indicado. Musculação? Ioga? Alongamento? Caminhada?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.vr
O exercício tem mesmo um papel importante no tratamento da fibromialgia. Ele exerce seus efeitos benéficos de várias formas: através da liberação de endorfinas e outros mediadores de bem estar que diminuem a sensibilidade a dor; promovendo um melhor padrão de sono; melhorando a auto-estima e o humor; criando um espaço onde a fibromiálgica passa a se cuidar, deixando o mundo e seus problemas de lado por algumas horas. Realmente não há consenso sobre qual o melhor tipo de exercício. Eu costumo dizer que o melhor exercício é o que vai ser efetivamente feito POR LONGO PRAZO. Portanto a paciente deve escolher aquele com o qual se adapta melhor, desde que realmente faça e que saia suada! Fingir que se movimenta é enganar a sí mesmo. Leia neste site o artigo sobre
fibromialgia.

14. Cristiane

23/05/2009 às 21:39

tenho duas irmãs. Uma delas tem 30 anos e tem reumatismo palindrômico há uns 10 anos mais ou menos, e a outra que tem 27 tem fibromialgia há mais ou menos uns dois anos. Eu sou a mais velha, tenho 36 anos e não tenho nenhum sinal até agora de nenhum tipo de doença reumática ou auto-imune. Tenho chances de desenvolver algum tipo destas doenças. Devo ir até um médico para acompanhamento?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
O REUMATISMO PALINDRÔMICO é uma doença auto-imune. A fibromialgia não. Quem tem parentes com doenças auto-imunes tem chances apenas um pouco maiores de também vir a desenvolver uma doença igual ou semelhante. Mas como a prevalência destas doenças na população é muito pequena, as suas chances de desenvolver a doença ainda são MUITO PEQUENAS. Viva sua vida, esqueça esta história e apenas procure um médico se começar a sentir algum sintoma.

15. Simone

23/05/2009 às 21:33

Quando criança tive um diagnóstico de “reumatismo no sangue”, fiz tratamento até os 15 anos e sarei???? Solicitei exames ao médico aos 30 anos pra saber de estava mesmo curada ele disse que sim, mas sinto dores nas articulações, não com frequencia. É possível aquela doença de criança ter retornado?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
REUMATISMO NO SANGUE é uma nomenclatura popular, não corresponde a uma doença específica mas a várias doenças reumáticas. Você pode sim ter tido alguma e ter sarado. Você pode também estar com dores em função daquele ou de outro reumatismo. Se o processo persistir sugiro que procure um reumatologista para uma avaliação minuciosa.

16. Rafael

23/05/2009 às 21:31

EXISTE ALGUM TRATAMENTO EFETIVO PARA O LUPUS?

OBRIGADO

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Sim. O tratamento do lupus varia para cada tipo e agressividade das manifestações, mas é geralmente efetivo. Infelizmente alguns pacientes não respondem aos tratamentos e sequelas e até obtos ocorrem mesmo com o tratamento adequado. Uma nova geração de medicações vem surgindo para esta doença ascendendo a esperança até para estes casos mais graves. Leia neste site o artigo sobre
lupus.

17. Ana Flavia

23/05/2009 às 21:31

Quando eu tinha 18 anos, agora tenho quase 21, acompanhei meu pai no cardiologista para um check-up e aproveitei para fazer o meu também. No meu exame de sangue uma bacteria chamada streptococos apareceu muito acima do comparativo. Este cardiologista me informou que eu tinha o Reumatismo no sangue, porém não febre reumatica. Desde então tomo Benzetacil de 21 em 21 dias. Esta bactéria, já está abaixo do número normal, mas ele diz que tenho que continuar a tomar para prevenção. Já consultei vários cardiologistas e a única resposta que tenho é que o tratamento terá que durar até no mínimo meus 25 anos.
Preciso mesmo tomar tudo isso? Não há uma terapia alternativa?

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
O reumatismo associado ao Estreptococos é chamado de FEBRE REUMÁTICA. Para se fazer este diagnóstico e “condenar” o paciente às doloridas besetacils a cada 21 dias tem-se que ter MAIS do que um exame de sangue alterado. Se você não teve sintomas como artrite, cardite (inflamação no coração que leva a um sopro ou alteração no ecocardiograma), coréia (movimentos ivoluntários de membros), certos tipos de dermatites, febre, dor nas juntas, uma alteração específica no eletrocardiograma ou elevação de exames de inflamação, o diagnóstico não se completa e a besetacil, a princípio, não é indicada. Se o diagnóstico se completar, infelizmente as injeções ainda são a melhor prevenção e devem continuar até os 25 ou 5 anos após o último surto, o que for mais longe…

18. Marise

23/05/2009 às 21:28

Lendo seu artigo sobre fibromialgia, o sr se referiu a necessidade de procurarmos um profissional da psicologia, gostaria de saber se é um ramo especial da psicologia, e se indica pa mim uma pessoa a quem possa procurar.

Dr. Pedro Ming
pedroming@reumatologiaavancada.com.br
Psicoterapia tem realmente um papel fundamental no tratamento da fibromialgia. Os remédios fornecem alívio momentâneo, mas a dor tende a voltar com o tempo se as causas do problema não forem abordadas. A melhor linha é aquela à qual você melhor se adaptar. A relação terapêuta-paciente e a competência do terapêuta são mais importantes do que a linha em sí.

Saiba porque níveis elevados de ácido úrico estão relacionados ao aparecimento da gota e descubra quais alimentos evitar.

A
gota é uma doença caracterizada por ataques episódicos de artrites (inflamação das articulações) causada por elevados níveis sanguíneos de ácido úrico.

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente no nosso corpo e nos alimento que ingerimos. Quanto maior a ingestão de purinas, maior a produção de ácido úrico.

Durante a evolução das espécies, o ser humano perdeu a capacidade de produzir uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoina, uma substância muito mais solúvel no sangue. Como resultado, os humanos apresentam níveis de ácido úrico muito mais altos do que a maioria dos outro mamíferos e necessita do rim para eliminá-lo de forma eficiente, impedindo o seu acúmulo.

Os nossos níveis normais de ácido úrico estão muito próximos do limite de solubilidade, e pequenos aumentos na sua concentração causam precipitação deste nos tecidos. O ácido úrico é mais solúvel em temperaturas acima de 37ºC, que é a temperatura do sangue. Porém, nas nossas articulações, a temperatura é mais baixa (toque no seu joelho e compare a temperatura deste com a coxas ou pernas) o que favorece a deposição de cristais nestes locais. O ácido úrico precipita na forma de urato de sódio.

Resumindo: O ácido úrico fica dissolvido no sangue até níveis próximos das 7 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais alto for sua concentração, maior é a chance de cristalização e deposição nos tecidos, primeiro nas articulações que são as regiões de menor temperatura do corpo, e conforme o nível sanguíneo se eleva, qualquer tecido pode ser acometido. São necessários alguns anos de ácido úrico elevado sem tratamento para se desenvolver gota.

Quando ocorre deposição de cristais de urato nas articulações, estes provocam uma intensa reação inflamatória (leia:
O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma inflamação?) levando a uma artrite muito dolorosa. Isto é a gota.

A artrite ocorre primeiramente em apenas uma articulação por crise. As principais são as articulações do primeiro dedo do pé (dedão do pé) ou em um dos joelhos. A artrite é tão dolorosa que algumas pessoas não conseguem sequer cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Pode haver calafrios e febre.

Reparem nas 2 fotos abaixo de uma artrite gotosa do primeiro dedo, com edema e vermelhidão do mesmo.

Gota
Gota - ácido úrico

Gota
Gota - ácido úrico

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece. O intervalo entre a primeira e segunda crises pode durar até 2 anos. Se não tratada, as crises de gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos a gota não tratada leva a formação de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato, levando a deformidades como nas fotos abaixo de joelho e mãos. Essa fase é chamada de gota tofácea.

Gota
Gota - ácido úrico

Gota
Gota - ácido úrico

Gota
Gota - ácido úrico

O excesso de ácido úrico também pode levar a formação de cálculos renais de ácido úrico e deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica (leia:
CÁLCULO RENAL (PEDRAS NOs RINS) e VOCÊ SABE O QUE É CREATININA? )

Como já explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, chamado de hiperuricemia, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer apenas após a menopausa.

Os principais fatores de risco para gota são:

· Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA )

· Hipertensão (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO) )

· Trauma

· Longos períodos de jejum

· Consumo de álcool (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO)

· Grande ingestão de alimentos ricos em purina

· Uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico, como diuréticos (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?)

Os alimentos ricos em purina são:

· Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua)

· Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.

· Aves: peru e ganso

· Bebidas alcoólicas

Alimentos com moderada quantidade de purinas:

· Carnes: vaca, novilho e coelho

· Aves: Frango e pato

· Frutos do mar: Lagosta e carangueijo

· Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre

Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina

· Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas)

O diagnóstico da gota é feito pelo quadro clínico associado a níveis elevados de ácido úrico. Na dúvida pode-se puncionar líquido das articulações e comprovar a presença de cristais de urato
O tratamento da gota se divide em 2 fases: o tratamento da crise e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

Durante a crise de gota o tratamento é feito com antiinflamatórios comuns (AINEs) (leia:
AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS ) e colchicina.

A colchicina é menos tóxica do que os AINEs (especialmente para os rins e estômago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarréia. Esse efeito é geralmente dose dependente.

A aspirina (ácido acetilsalicílico) deve ser evitada sempre que possível, pois a mesma reduz a excreção de ácido úrico pelos rins

Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuição dos níveis de ácido úrico, e a droga mais usada para este objetivo é o Alopurinol. É importante ressaltar que não se deve começar o Alopurinol durante as crises, pois há risco de piora do quadro. Quem já o usa, deve manter a mesma dose, não precisa suspendê-lo.

Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os níveis de ácido úrico ainda não tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessários alguns meses de tratamento até se atingir valores desejáveis.

Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não apresentam gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa terapêutica se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico forem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Com uma dieta correta e redução dos níveis de ácido úrico, o paciente consegue se ver livre das crises e impede lesões renais e das articulações.
............................................
-
CÁLCULO RENAL (PEDRA NOS RINS) - Por que ele surge ?
-
ANTIINFLAMATÓRIOS
-
URINA COLORIDA
-
O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE ?
-
ÁLCOOL X REMÉDIOS E EFEITO ANTABUSE
-
O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma inflamação?
-
VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?
................................................
Não encontrou o que queria?
Use a caixa de procura no alto da página
Ou escreva sua pergunta na caixa de comentários (leia as regras antes de comentar)

39 COMENTÁRIOS:

José Carlos, 17 de abril de 2009 05:38

Olá Sr.Dr. Pedro
Gostaria que o senhor falasee alguma coisa de um medicamento chamado rasburicase, que serve para baixar o ácido úrico.
obrigado

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO, 17 de abril de 2009 05:45

Olá Zé,
A Rasburicase é a forma sintética da enzima Uricase que está ausente nos seres humanos, como eu expliquei no texto.

Ela transforma o ácido úrico em alantoina e por isso baixa rapidamente os níveis sanguíneos do primeiro.

Seu uso está indicado nos pacientes com câncer que fazem a chamada síndrome de lise tumoral, onde a destruição de células neoplásicas pela quimioterapia joga na corrente sanguínea grandes quantidades de ácido úrico.

Na gota ela ainda é experimental e pode ser usada naqueles com níveis muito altos de ácido úrico e que não toleram o alopurinol

abs

Luis, 5 de maio de 2009 11:06

Dr Pedro,gostei muito de seu texto,deu para se informar bem.Tenho 31 anos e estou com nível 9 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota.Gostaria de saber se é necessário medicamento ou após a crise uma mudança de hábitos já funciona e é efetiva.Obrigado e até logo.

Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO, 5 de maio de 2009 11:19

Olá Luis,
Se vc nunca tivesse tido gota, as mudanças de hábitos provavelmente seriam suficientes. Mas no seu caso, acho mais indicado tomar medicamentos para baixar o ácido urico e impedir novas crises.

Converse com o seu médico, ele saberá traçar a melhor estratégia.

abs

Anônimo, 16 de setembro de 2009 11:47

bom dia !

meu nome é Arnaldo Souza, lendo sobre essas doenças, estou apredendo muito, tenho hipertenção, gota, e gordura no fígado, tomo medicamento contínuo para hipertensão,o Micardis 80mg só que minha pressão continua alta, diante desse quadro não é recomendável mudar o medicamento ?

Dr. Pedro Pinheiro, 17 de setembro de 2009 15:07

Arnaldo,
Não necessariamente mudar, mas associar uma outra droga pode ser necessário. Volte ao seu médico.

Francisco Moreira, 18 de setembro de 2009 16:51

Drs. boa tarde!
Cada vez fico mais encucado alguns médicos dizem "Coma carne branca, tais como peixe e frango" então vou no google pesquisar sobre ácido úrico e leio "Não como frango pois o mesmo é rico em Purinas"
Estou desde o dia 08/08 com uma crise de gota no último exame deu 9,9 a taxa, em dezembro qdo tive minha primeira crise, fiz um exame e a taxa deu quase 15, sempre tomava, recomndado pelo médio Bi-profenid e logo ficava bom no entanto agora tive que ir à hospitais tomar injeções e só vim melhorar com um cortecóide "Prednisona 20 mg", antes já havia tomado, também por indicação médica "Indocid" 50 mg.
O QUE DEVO FAZER?
Obs.: Sou obeso e hipertenso sei que não ajuda muito, porém não consigo perder peso.
O QUE DEVO FAZER?

Dr. Pedro Pinheiro, 19 de setembro de 2009 07:02

Francisco,
uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Quem tem gota deve receber orientações individuais e não pode sair comendo a mesma coisa que a maioria da população.

Vc deve perder peso e precisa procurar um reumatologista para que ele inicie tratamento visando impedir novas crises. Gota é uma doença que pode ser muito bem contralada.

Renan Neres, 20 de setembro de 2009 12:21

Olá Doutores.
Gostaria que comentassem qual o motivo de o Alopurinol não poder ser usado durante as crises, e porque há o risco de piora no quadro.

Obrigado
Renan Neres

Dr. Pedro Pinheiro, 21 de setembro de 2009 15:12

Renan,
Normalmente as crises de gota surgem quando ocorre uma variação súbita nos níveis do ácido úrico.


Por isso, como o alopurinol não funciona durante a crise, já que ele não tem efeito antiinflamatório, o seu uso ainda pode instalar novas inflamações ao reduzir os níveis de ácido úrico.

rosaria, 7 de outubro de 2009 19:36

Dr Pedro faço uso de um medicamento com o nome de ARAVA ja uns 2 anos gostaria de conhecer a sua opinião a respeito desse medicamento.desde ja muito grata. rosaria dos anjos

Dr. Pedro Pinheiro, 9 de outubro de 2009 05:52

Rosaria,
O Arava é uma nova classe de medicamentos com efeito antiinflamatório que tem sido muito usada nos casos de artrite reumatóide e artrite psoriática.

Desconheço sua indicação formal para casos de Gota.

Pedro, 10 de outubro de 2009 00:21

Olá Sr. Pedro.

Passei em um concurso público. Contudo, ao fazer exame de sangue para os exames médicos, constou 8 mg/dl de ácido úrico nos mesmos. Nunca tive nenhum problema relacionado a isso. Gostaria de saber como consigo baixar em 1 semana e meia os níveis. Há algum remédio ou substãncia natural para baixá-lo? Já eliminei das minhas refeições os alimentos que mais tem ácido úrico. Daqui 1 semana farei novamente os exames para saber.

Grato. Pedro.

Dr. Pedro Pinheiro, 12 de outubro de 2009 05:42

Pedro,
Se vc não tem sintomas não indicação de baixar o ácido úrico tão rapidamente. Na verdade isso pode até desencadear uma crise de gota.

Ninguém vai te impedir de assumir qualquer concurso por casua desse ácido úrico.

Mude a alimentação e espere 3 meses para repetir o exame. Peocure um clínico para que ele possa te orientar melhor

Adilson Cardoso, 14 de outubro de 2009 13:38

Olá Dr. Fiz recentemente um exame de sangue e o nível de ácido úrico está em 9.7 mg/dl. Da primeira vez que fiz (em setembro de 2007) estava em 10.4. Naquela ocasião comecei a fazer exercícios físicos (caminhar e correr) ao menos 5 vezes por semana e tomar alopurinol 300 mg, e uma regrada dieta alimentar, sob orientação médica e de uma nutricionista. Em dezembro de 2007 fiz novamente o exame e o nível de ácido úricao baixou para 3.8 mg/dl. Pergunto ao senhor se devo fazer a mesma dieta daquela ocasião e continuo a tomando o alopurinol 300mg ou devo novamente consultar um médico e um ricionista? Avisando que desde tomo a droga angipress CD desde 1998 para controlar a pressão.
Grato
Adilson Cardoso - Sumaré SP
adilpor@yahoo.com.br

Adilson Cardoso, 14 de outubro de 2009 14:00

Caros Doutores acabei de fazer uma pergunta e me esqueci de mencionar que fazendo a dieta regrada e praticando exercícios emagreci 15 kilos em 60 dias. Depois deste período abandonei tudo e somente agora voltei a fazer a dieta e os exercícios físicos. Outra dúvida é se pimenta (malagueta, comari, etc) prejudica na dieta para abaixar o ácido úrico ou o triglicérdies (está está em 429) o que está me preocupando muito.
Antecipadamente agradeço a atenção
Adilson Cardoso

Dr. Pedro Pinheiro, 15 de outubro de 2009 13:36

Adilson,
Não posso indicar suspensão de drogas pela internet.

Sugiro que vc volte ao médico e reavalie a necessidade do alopurinol.

A dieta e os exercícios devem ser mantidos. Pimenta não interfere.

Os triglicerideos baixam se vc diminuir os carboidratos da dieta

juslaine, 29 de outubro de 2009 18:15

Dr Pedro ou Dra Renata temho 62 anos e é a segunda vez que me aparece o problema de gota. Fiquei sabendo que a (lima pérsia) é bom pra eliminar o ácido úrico, gostaria de saber se é verdade, ouvi dizer também que é bom comer pepinos.Gostaria de saber a sua opinião, se é verdade ou lenda.
Muito obrigado. Meu nome é Antomio Romero Ciconini.

CENTURY21, 30 de outubro de 2009 10:31

Bom dia Dr. Pedro, tenho 50 anos, e não estou entendendo, pois há 5 meses atrás tive uma crise de gota a qual estava com nível 7,7 de a.u., e tomei colchicina e depois narcaricina 1 x ao dia, e dieta em alimentos( e não bebo álcool), agora estou com 4,6 de a.u. e deu crise outra vez porque, aqui dizem que é a alimentação, que é normal, existe lógica, tem algum remédio para resolver isso? Grato Renato

Dr. Pedro,Tenho 50 anos e estou com nível 4,6 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota, pois anteriormente há 3 meses eu estava com 7,7 e tive crise, fui ao medico o qual receitou narcaricina e estou surpreso pois mesmo com nível baixo eu posso ter crise?.Gostaria de saber se é necessário outros medicamentos ou após a crise uma mudança de hábitos o qual já fiz. e não estou entendendo e gostaria de resolver este problema, pois é no dedo do pé . grato

Dr. Pedro Pinheiro, 1 de novembro de 2009 20:45

Juslaine
vc não vai conseguir controlar seu ácido úrico com nenhum dos dois, apesar de não fazer mal nenhum introduzi-los na sua dieta.

Dr. Pedro Pinheiro, 1 de novembro de 2009 20:49

Century,
Na verdade quando os níveis de ácido úrico baixam muito rapidamente, pode haver tb uma nova crise de gota. Se vc mantiver os níveis baixos a partir de agora a tendencia é que as crises não retornem.

Romualdo, 5 de novembro de 2009 15:49

Boa tarde. Como ácido úrico alto, também tenho tido gota esporadicamente, mesmo cuidando com a alimentação. Por isto, um médico me receitou alopurinol, que comecei a tomar 3 meses atrás. Há poucos dias a gota voltou. Como estava viajando, fui em outro médico que disse que o Alopurinol é altamente prejudicial para os rins... É verdade?... E o quanto a hidroclotiazida produz ácido úrico? Obrigado.

Rodrigo, 5 de novembro de 2009 17:09

Boa tarde. Fiz um exame de sangue e meu a.u. deu 7,4. Não tenho outros problemas, a não ser o colesterol que poderia estar melhor (Total 206 e LDL 149). Me informaram que o tomate é uma fruta que deveria ser evitada neste caso. Devo me preocupar? Qual o tipo de mudança de hábito que devo fazer?
Desde já agradeço a atenção

Dra. Renata Campos, 7 de novembro de 2009 07:43

Romualdo,
o alopurinol pode causar problemas renais, mas é indicado para o tratamento crônico da hiperuricemia associada a gota. O ideal é monitorizar a função renal regularmente. A hidroclorotiazida não produz ácido úrico, ela simplesmente impede a eliminação completa do mesmo pelos rins, mas em doses baixas esse problema é bem reduzido.
Abraços.

Fidelis, 7 de novembro de 2009 17:27

Drs.,comecei a fazer atividades físicas em setembro, logo em seguida tive uma crise de gota (já tinha tido outras no ano passado), meu ácido estava em 7,7, fiz todo o tratamento e melhorei.
Em outubro tentei reiniciar minhas atividades físicas, e tive outra crise, meu ácido estava em 3,6, fiz todo o tratamento novamente e melhorei.
Agora em novembro tentei novamente reiniciar atividades físicas, e 3 dias após o início, tive outra crise, meu ácido estava em 5,0, ainda estou tomando alopurinol de 300mg, colchicina já parei, mas sinto um pouco dor ao subir escadas.
Qual a relação existente entre a crise e atividade física?
Quando poderei fazer atividade física novamente?
Desde já, fico muito agradecido pelas informações;
Félix

Dr. Pedro Pinheiro, 8 de novembro de 2009 09:49

Rodrigo,
O tomate é rico em purinas o que pode aumentar os níveis de ácido úrico. Sugiro que vc procure auxílio de uma nutricionista

Dr. Pedro Pinheiro, 9 de novembro de 2009 17:25

Félix,
Em geral o exercíco regular previne ataques de gota, mas no seu caso existe um relação causal que não se pode desconsiderar. O seu é uma particularidade e deve ser discutido pessoalmente com o seu reumatologista.

edelma, 12 de novembro de 2009 13:42

Ola Boa Tarde
Tenho 32 Anos e a 2 descobri que tenho gota, no começo foi no dedo e nm percebi mais agora passa por todas juntas do pé, quando da crise vou ao medic faço exame de sangue e as veses não da acido urico alto, gostria de saber se tem algum remedio que possa toma na crise, obg.

Dr. Pedro Pinheiro, 13 de novembro de 2009 13:50

Edelma,
Existem várias opções. Vc precisa ser seguida por um reumatologista. Ele indicará o melhor remédio para o seu caso.

Anônimo, 26 de novembro de 2009 12:33

Boa Tarde! Tenho 30 anos e me chamo César!! Faz uma semana que estou com um inchaço no cotovelo esquerdo; dói,vermelhidão, febril e a inflamação está partindo para o antebraço!! Fiz exame de ácido úrico e a taxa foi de 6,4 mg/dL. Pergunto: Posso desconsiderar o fator ácido úrico/gota pelo resultado estar abaixo dos níveis de referencia desejados??? Ou existe a possibilidade de ser gota, mesmo com o exame mostrando acido úrico abaixo dos niveis de referencia?? Obrigado.

Dr. Pedro Pinheiro, 1 de dezembro de 2009 17:17

César,
Não, por esse valor não dá para descartar. É preciso uma punção da articulação do cotovelo para comprovar ou não a presença de cristais de ácido úrico

Renan, 3 de dezembro de 2009 13:56

Dr. Pedro, meu nome é Renan e tenho 21 anos, a 4 meses atras eu fui fazer um exame de sangue só corriqueiro e deu na minha taxa de 7,7 de ácido úrico, comecei uma pequena dieta, sem muita rigorosidade e depois de 4 meses retornei a fazer o exame e a taxa estava 7,9. Costumo fazer muitos exercicios fisicos, praticamente diareamente, nunca tive crise de gota. Gostaria de saber do senhor se isso causa algum risco, se eu tenho que fazer uma dieta rigorosa ??
desde ja agradeço !!!

Romualdo, 4 de dezembro de 2009 08:26

Olá Doutores,
Geralmente, quando o ácido úrico está alto, e especialmente antes de ter gota, tenho uma grande descamação da pela nos pés, e na palma das mãos. O que uma coisa tem a ver com a outra?... E também tenho notado que quando o ácido úrico está alto, há um depósito nos dentes (parte interna dianteira da arcada dentária inferior), que parece placa/tártaro, mas o dentista disse que não é... Pode ser do ácido úrico?

Obrigado pela atenção
Romualdo

Dr. Pedro Pinheiro, 6 de dezembro de 2009 22:19

Renan,
O ideal é baixar esse valores do ácido úrico. Quanto mais alto e quanto mais tempo ele permanecer elevado, maior o risco de cálculo renal e gota. Procure uma nutricionista para te ajudar.

Dr. Pedro Pinheiro, 6 de dezembro de 2009 22:21

Romualdo,
desconheço essas duas manifestações que vc descreve como consequencias de ácido úrico levado.

geraldo caldeira, 7 de dezembro de 2009 23:08

Dr.pedro sou transplantado renal a quase 2 anos, e meu acido urico deu 8,4, o problema e q meu triglicerideos tambem deu alto, 205 e a dieta quase nao bate uma com a outra, tem alguma forma de baixar um sem comprometer o outro. geraldo caldeira ji-parana-ro.ficarei muito grato se for atendido! desde ja agradesço.

Dr. Pedro Pinheiro, 12 de dezembro de 2009 13:34

Geraldo,
O seu caso é especial porque os imunossupressores podem causar elevações tanto dos triglicerídeos quanto do ácido úrico. Vc precisa de uma avaliação individual de um nutricionista. Provavlemente o serviço que te transplantou tem nutricionistas acostumados a seguir transplantados.

henrique, 14 de dezembro de 2009 23:15

Ola!
gostaria de saber, se é que existem, quais os principais sintomas ligados aos altos valores de acido urico no sangue?

Tenho 20 anos e quase todos os meus dedos das maos estao descascando, sem dor nenhuma. De acordo com o que venho pesquisando e me informando,tal fato parece estar ligado ao aumento de acido urico, é possivel?

Obrigado

panD> @ss=apple-style-span>Algumas dessas medidas devem ser realizadas concomitantemente aos tratamentos tradicionais, e algumas devem ser realizadas apenas no momento apropriado.

  • a terapia física e ocupacional é importante devido a: proteção da articulação e de sua função; exercícios para amplitude de movimento e fortalecimento muscular que são fundamentais para manter e melhorar a mobilidade articular bem como minimizar o estresse sobre as articulações;
  • exercícios aeróbicos, como caminhadas, ajudam diminuir a fadiga, melhoram o condicionamento cardiovascular e geram uma sensação de bem estar. Esses exercícios podem ser difíceis de serem realizados em pacientes com acometimento de quadris, joelhos ou pés; esses últimos devem ser orientados para sua realização de exercícios em piscina aquecida (hidroterapia);
  • colocação de órteses em articulações inflamadas ou com desvios ainda corrigíveis. Ocasiona uma redução da dor e inflamação e uma melhora do alinhamento dos componentes articulares;
  • perda de peso é importante para reduzir a carga exercida sobre as articulações inflamadas;
  • o repouso deve ser orientado nos períodos de agudização dos sinais e dos sintomas da doença;
  • mudanças de hábitos de vida, como suspensão total do tabagismo, alimentação balanceada e pobre em sal e gorduras (para auxiliar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares), e técnicas de relaxamento, que auxiliam em uma maior adaptação do paciente à doença e ao tratamento;
  • apoio psicológico quando necessário.

Fatores de Mau Prognóstico
O prognóstico de uma doença se refere à estimativa de sua evolução para maior ou menor gravidade. Apesar do curso da artrite reumatóide ter uma variação individual (trata-se de uma doença heterogênea), alguns fatores implicam em uma doença de pior evolução.

Fatores genéticos: Muitos genes já forma estudados, mas sabe-se que apenas os genes HLA DRB1 têm sido associados à AR. Os alelos HLA-DRB1 *0401 e *0404 têm associação com erosões à radiografia, e conferem uma maior gravidade a doença, tanto em manifestações articulares como extra-articulares;

Fatores ambientais: O tabagismo parece estar associado com o início da doença, mas também influencia negativamente a evolução da AR, agravando o dano cardiovascular a que o paciente com AR já está submetido; o sobrepeso ou obesidade também influenciam negativamente a evolução da doença;

Atividade da doença: a inflamação persistente da articulação leva à sua destruição. A atividade da doença na AR pode ser avaliada pelo exame clínico, por exames laboratoriais (VHS e PCR), e pela percepção de atividade da doença do próprio paciente. Um maior escore de atividade indica maior gravidade e maior dano articular;

Incapacidade: quanto pior a capacidade funcional do paciente, medida pelo questionário de avaliação funcional (HAQ), pior o prognóstico;

Fatores imunológicos ou laboratoriais: a presença de fator reumatóide e provas inflamatórias elevam (VHS e PCR) conferem um pior prognóstico à doença. A presença de anticorpos antipeptídeos-citrulinados cíclicos por enquanto parece estar associada a maior dano articular radiológico;

Fatores radiológicos: são os melhores fatores preditivos de gravidade da AR. O dano precoce à radiografia e a rápida progressão do dano ao raio-x indicam uma doença de pior evolução e maior gravidade;

Presença de nódulos reumatóides: indica uma doença mais grave;

Em alguns casos, a artrite reumatóide entra em remissão (ou seja, sai de atividade inflamatória por um período estendido) geralmente no primeiro ano de doença. Entretanto, a probabilidade de remissão diminui ao longo dos anos. A remissão da doença quando presente costuma ocorrer no primeiro ano e sua probabilidade diminui ao longo dos anos de evolução. As estatísticas mostram que 32% a 50% dos portadores tornam-se incapacitados após dez anos de doença e 50% a 90%, em 30 anos.

Artrite reumatóide e eventos cardiovasculares
Os pacientes com artrite reumatóide, principalmente os não controlados, têm uma maior chance de sofrer eventos cardiovasculares (angina, ataque isquêmico transitório, infarto do miocárdio).
Tais pacientes apresentam arteriosclerose acelerada por uma disfunção do endotélio (a parede interna dos vasos sanguíneos). Substâncias como o fator reumatóide, anti-ccp, imunocomplexos circulantes, TNF-alfa, interleucina seis, homocisteína, colesterol elevado e outros parecem estar implicados no dano vascular.
A mortalidade por eventos cardiovasculares nos pacientes com AR é aumentada significantemente em relação a população geral já nos primeiros anos da doença e aumenta conforme o passar dos anos.

H> _>

Os Xanthones do Mangostão foram testados em laboratórios e considerados muito activos contra numerosos agentes infecciosos e em determinadas situações, tais como:

1. Vírus

2. Bactérias

3. Fungos

4. Parasitas

5. Febres (devido á inflamação e infecção)

Diabetes

1. Elevado grau de açúcar no sangue (pode baixar o açúcar no sangue na Diabetes Tipo II produzindo insulina de uma forma mais activa)

2. Danos dos Radicais Livres (pode ajudar a melhorar o fim dos danos nos órgãos afectados pelos radicais livres na diabetes)

Cancro

1. Danos no DNA (pode ajudar a melhorar os danos resultantes dos radicais livres de que resultam mutações de células)

2. Aumento de Tumores (pode ajudar a diminuir a inflamação na zona do cancro)

Visão

1. Glaucoma / Cataratas (pode ajudar a melhorar situações associadas ao glaucoma)

Rins e Tracto Urinário

1. Problemas de rins (pode melhorar a função renal)

2. Infecções da Bexiga (pode ajudar a diminuir a inflamação)

Saúde Dental

1. Gengivites (pode ajudar a evitar as gengivites e como tal os problemas dentais)

Saúde Emocional Saúde Feminina

1. Depressão PMS / PMDD

2. Ansiedade Dores Menstruais

Saúde Pulmunar

1. Asma

2. Gripe

OBS. Os Xanthones do Mangostão foram demonstrados em estudos Laboratoriais, como sendo poderosos antioxidantes, anti-inflamatórios e com outras propriedades especiais. No entanto, os estudos laboratoriais não podem garantir o mesmo resultado nos seres humanos.

O Mangostão é um suplemento alimentar e não um medicamento, por esse motivo não se pode dizer que o mangostão cura, trata ou previne quaisquer condições ou sintomas.

Avalie os estudos sobre o mangostão, as causas das doenças, e avalie as experiências de todos aqueles que consomem o mangostão. A resposta para si próprio é: Você acredita nas qualidades do Mangostão?

2006 Robert C.Stone, D.O. Médico e investigador. Author do Best-selling CD: "Mangosteen: Figting the Fatal Five"

Têm-se dedicado a espalhar a mensagem do mangostão como um óptimo suplemento alimentar para a saúde.

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive