Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Ácido Úrico

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Sua fórmula química é C5H4N4O3.

O ácido úrico é encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a uréia). Em alguns animais, como aves e répteis é o principal produto de eliminação, e é expulso com as fezes. O alto teor de nitrogênio no ácido úrico é a razão pelo qual o guano é tão valioso como fertilizante na agricultura.

No sangue humano, a concentração de ácido úrico entre 3,6 e 8,3 mg/dl é considerada normal pela Associação Médica Americana, podendo ser encontrado em níveis mais baixos nos vegetarianos.

A gota é uma denominação associada a níveis anormais de ácido úrico no organismo. A saturação de ácido úrico no sangue humano pode dar lugar a um tipo de cálculo renal quando o ácido cristaliza nos rins. Uma considerável porcentagem de enfermos com gota chegam a ter cálculos renais do tipo úrico.


Indivíduos com esta doença, têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal. Geralmente desenvolvem a gota úrica, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações.

Segue abaixo uma orientação dietética!

Alimentos proibidos:
- Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela)
- Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo
- Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galo
- Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon
- Caldo de carne e molhos prontos
- Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, trigo
- Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, avelã
- Presunto, banha, extracto de tomate, chocolate, pão de centeio
- Alho porro, espargo, brócolos, cogumelo, espinafre
- Todos os grãos e sementes

Alimentos pouco recomendados:
- Carnes magras (patinho, coxa duro)
- Peito de frango, filete de peixe (pescada branca)
"2 porções pequenas por dia"

Alimentos permitidos:
- Leite e iogurte desnatados, queijos brancos
- Ovos
- Vegetais (excepto os acima)
- Pães brancos e biscoitos de água e sal
- Frutas em geral
- Macarrão e arroz
- Batata
- Óleos vegetais (girassol), em quantidade moderada

Recomendações
- Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento
- Carnes assadas não devem ser tostadas
- Não utilizar preparações ou alimentos ricos em gorduras
- Não ingerir bebidas alcoólicas
- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia

GOTA – Ácido Úrico alto tome cuidado !

Refrigerante aumenta risco de artrite aguda

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota – uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda.

Segundo o estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a enfermidade do que os que tomam menos de um copo. Os pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos havia coincidido com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes.

Para averiguar se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40 anos, sem histórico de gota. Eles aplicaram questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sucos de frutas. Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença. Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de cinco a seis copos de refrigerantes por semana.

Os refrigerantes dietéticos, no entanto, não foram considerados maléficos pelos especialistas, que também alertaram que o alto consumo de suco de frutas ricas em frutose, como maçã e laranja, pode desencadear a doença. Eles acreditam que a frutose, um açúcar encontrado em refrigerantes e algumas frutas, seria responsável pela elevação de ácido úrico no sangue, levando a um depósito de cristais de sódio nas articulações, causa das dores. Os cientistas esclareceram que outros fatores associados à doença, como índice de massa corporal, idade, pressão alta e consumo de álcool não foram considerados no estudo.

01-) O que é Gota?

É o acumulo de ácido úrico no sangue, acima do limite estabelecido pelo sistema médico.

02-) Como ela aparece?

É considerada doença de pessoas nobres ou de padrão elevado. É a chamada doença de ricos, que é causada devido ao consumo excessivo de carnes vermelhas (proteínas) e vinhos, que podem provocar a crise de gota. Come-se e bebe-se mais do que se elimina.

03-) Onde se manifesta a Gota no corpo humano?

Essa doença manifesta-se nas articulações dos dedos, pés, punhos, cotovelos, mãos e ombros.

04-) Quais são seus sintomas?

Dor aguda e súbita. Na região onde há crise da doença, fica vermelha e inchada. Estas crises duram geralmente entre 03 e 05 dias.

05-) Pode atingir outras partes do corpo?

Sim. Toda a articulação pode ser atingida, principalmente o joelho, se não existir tratamento, pode atingir também os rins e fígado.

06-) O que é Gota crônica?

É o estágio mais perigoso. Geralmente outras complicações, já se instalaram em outros órgãos. Nas articulações, aparecem deformidades e defeitos irreversíveis.

07-) É verdade que esta doença aparece mais em homens do que em mulheres?

Sim. As estatísticas mostram que à uma mulher para cada dez homens, que sofrem dessa doença. Esta doença já atingiu mais de 2% da população mundial.

08-) É verdade que esta doença mata?

Sim. Quando a pessoa não fica aleijada, provoca falência dos rins, provocando assim enfarte, derrame ou hipertensão.

09-) Esta doença tem cura?

Se diagnosticada por meio de exames de sangue, no seu início, sim! O tratamento é feito com remédios que provocaram a eliminação pela urina, e por aparelhos para ajudar a reduzir a dor. Deve-se evitar alimentos com muita proteína como peles e fígados de animais, carnes vermelhas, como também bebidas tais como vinho tinto e cerveja, que certamente irá provocar o aumento de ácido úrico, aceitável pelos padrões de medicina.

10-) O que é ácido úrico?

É a destruição de células sadias por ingestão de bebidas e alimentos, já citados. Para que novas células se estabeleçam no organismo, os núcleos de cada uma dessas células, deverão eliminar substâncias que devem ser descartadas pelo corpo, essa eliminação deve ocorrer pela urina. Portanto, se o poder aquisitivo é alto, devemos comer e beber menos. O seu organismo agradece.

Sugestão de Dieta GOTA

ÁCIDO ÚRICO ELEVADO ( HIPERURICEMIA ) 1835 KcaL

Café da manhã

1 copo (200 ml) de leite desnatado

1 xícara de café com adoçante

2 torradas

2 fatias de queijo branco ou ricota;

Lanche

1 fruta com a casca ou bagaço

Almoço

1 prato de salada verde com cenoura e chuchu

3 colheres (sopa) de arroz

1 filé de frango grelhado (pequeno)

4 colheres (sopa) de couve refogada

1 taça de gelatina

Lanche

suco de fruta natural ou 1 iogurte desnatado

Jantar

1 prato (raso) de macarrão ao sugo

1 porção pequena de carne moída

3 colheres (sopa) de abobrinha cozida

1 fatia de melão

Ceia

chá a vontade3 bolachas de água e sal com margarina

Recomendações nutricionais para ÁCIDO ÚRICO ELEVADO

ALIMENTOS PROIBIDOS

Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela); Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo; Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha; Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon; Caldo de carne e molhos prontos;

Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, trigo; Frutas oleaginosas como: coco, nozes, castanha, amêndoas, amendoim, etc; Presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio; Alho poro, aspargos, brócolis, cogumelo, espinafre; Todos os grãos e sementes (RETIRAR TODAS AS SEMENTES!);

ALIMENTOS POUCO RECOMENDADOS

Carnes magras (patinho, coxão duro); Peito de frango, filé de peixe (pescada branca); Procurar não ultrapassar 2 porções pequenas destas carnes por dia!

ALIMENTOS PERMITIDOS

Leite e iogurte desnatados, queijo branco; Ovos; Vegetais (exceto os acima); Pães brancos e biscoitos de água e sal;

Frutas em geral; Macarrão, arroz e batata; Óleos vegetais (girassol), em quantidade moderada.

RECOMENDAÇÕES

Utilizar preparações com carnes cozidas, desprezando a água do cozimento; Carnes assadas não devem ser torradas;

Não utilizar preparações e alimentos ricos em gorduras; Não ingerir bebidas alcoólicas; Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia!

Hiperuricemia: Ácido úrico elevado no sangue

O ácido úrico é um elemento do sangue , proveniente do metabolismo de substâncias chamadas purinas. A maioria do ácido úrico do sangue ( 70% ) origina-se do próprio organismo ( endógeno ) , sendo a minoria ( 30% ) fruto da ingesta alimentar ( exógeno ) . A hiperuricemia , elevação do ácido úrico no sangue , pode levar ao aparecimento de gota ( artrite dolorosa causada, pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações ) e litíse renal ( pedra nos rins ).

Alimentos proibidos:

Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela) , alguns alimentos do mar ( como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra e caranguejo ) , agumas aves ( como pombo, ganso, peru e galinha ) , carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon , caldo de carne e molhos prontos, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, trigo , Frutas oleaginosas ( como coco, nozes, castanha, amêndoas ou amendoim ), presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio , alho poro, aspargos, brócolis, cogumelo, espinafre e todos os grãos e sementes (retirar todas as sementes).

Alimentos pouco recomendados:

Carnes magras (patinho, coxão duro) , peito de frango e filé de peixe (pescada branca) .Procure não ultrapassar duas porções pequenas destas carnes por dia.

Recomendações:

Utilizar preparações com carnes cozidas, desprezando a água do cozimento . Carnes assadas não devem ser torradas. Não utilize preparações e alimentos ricos em gorduras .Não ingerir bebidas alcoólicas .Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.

www.portaldocoracao.com.br

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive