Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Hiperuricémia - Gota

GotaA uricémia, ou seja, o doseamento do ácido úrico no sangue circulante, é o resultado final da degradação das purinas (constituinte dos ácidos nucleicos), que provêm de três fontes principais: dos alimentos (apenas 10% está relacionada com a dieta), do fabrico endógeno de purinas e do catabolismo dos ácidos nucleicos.

Os resultados normais para a uricémia encontram-se entre os seguintes valores:

· No homem: até 7 mg/dL

· Na mulher: até 6 mg/dL


acima destes valores estamos perante um quadro de hiperuricémia.


Causas

Valores elevados de ácido úrico no sangue – hiperuricémia - podem ser provocados por dois mecanismos: por um aumento da produção de ácido úrico ou por uma diminuição da sua eliminação pelo rim.

As leucemias, as hemólises (destruição maciça de glóbulos vermelhos) e nos tratamentos de quimioterapia, nomeadamente com citotóxicos, são algumas situações que aumentam a produção de ácido úrico, por degradação dos ácidos nucleicos endógenos.

Por outro lado, a insuficiência renal crónica e os tratamentos prolongados com diuréticos, pode ser causa de hiperuricémia por diminuição da eliminação do ácido úrico pelo rim.

A gota, uma doença associada à acumulação de ácido úrico nos tecidos, devido a uma maior solubilidade dos uratos, apresenta habitualmente hiperuricémia, embora sejam frequentes as flutuações do doseamento de ácido úrico, e as crises de gota podem ser acompanhadas de uma baixa transitória de uricémia.


Factores de risco

As pessoas com maior risco de desenvolver gota úrica são as que:

· Consomem grandes quantidades de purinas na dieta, associadas ao consumo de proteínas animais;

· Ingerem álcool em excesso;

· Usam fármacos como as tiazidas e alguns tuberculostáticos;

· Têm compromisso da função renal;

· Apresentam desidratação ou acidose;

· Têm risco de exposição a nefrotóxicos como o chumbo;

· Sofrem de doenças hematológicas com produção celular excessiva.


Sintomas

Geralmente assintomática, está relacionada a outras doenças, como diabete mellitus, hipertireoidismo, uso abusivo de diuréticos e ingestão alcoólica.


Tratamento

No tratamento da hiperuricemia é necessário:

· evitar o ataque agudo de artrite úrica (gota);

· usar anti-inflamatórios e anti-alérgicos nas crises de dor;

· usar hipo-uriceminantes na super-produção e uricosúricos nos pacientes que eliminam mal o ácido úrico pelo rim;

· fazer a profilaxia da recorrência das artrites, litíase, nefrite e gota;

· diminuir os factores predisponentes como álcool, dieta inadequada e medicações que diminuam a excreção de ácido úrico pelo rim;

· prevenir e reverter a deposição de cristais de uratos nas articulações, ossos e tecidos;

· prolongar por tempo suficiente o tratamento para que os uratos sejam desmobilizados dos tecidos e ossos e que o valor plasmático do ácido úrico volte ao normal.

Prevenção

A prevenção da hiperuricémia recai necessariamente na adequação dos hábitos alimentos do doente. Este terá que seleccionar da sua dieta um leque de alimentos que favoreçam a diminuição dos valores de ureia circulante e, pelo contrário, rejeitar alimentos que aumentem a concentração da mesma no plasma.


Alimentos proibidos:

· Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela);

· Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo;

· Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha;

· Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon;

· Caldo de carne e molhos prontos;

· Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, trigo;

· Frutas oleaginosas como: coco, nozes, castanha, amêndoas, amendoim, etc;

· Presunto, banha, extracto de tomate, chocolate, pão de centeio;

· Alho poro, espargos, brócolos, cogumelo, espinafre;

· Todos os grãos e sementes


Alimentos de consumo moderado:

· Carnes magras (pato, bifes duros);

· Peito de frango, filete de peixe (pescada branca);

· Procurar não ultrapassar 2 porções pequenas destas carnes por dia.


Alimentos recomendados:

· Leite e iogurte desnatados, queijo branco;

· Ovos;

· Vegetais (excepto os acima);

· Pães brancos e biscoitos de água e sal;

· Frutas em geral;

· Massa, arroz e batata;

· Óleos vegetais (girassol), em quantidade moderada.

Após 40 anos, FDA aprova nova droga para tratar gota

Alterar o tamanho da letra
A+ a-

26/12/2008 09:39:00

Neste fim de ano, o governo norte-americano aprovou a primeira nova droga em quatro décadas para tratamento de gota, considerada a forma de artrite inflamatória mais comum em homens acima dos 40 anos.

Há um mês, o comitê consultivo para artrite da FDA (agência americana reguladora de medicamentos) indicou, por unanimidade, o medicamento com o princípio ativo febuxostat para o controle da hiperuricemia (aumento dos níveis de ácido úrico no sangue) associada à gota.

Não há previsão sobre a entrada da droga no Brasil, mas especialistas acreditam que o aumento do interesse no controle da doença está relacionado a descobertas recentes que apontam a elevação do ácido úrico como um fator importante de risco cardiovascular.

Conhecida pelo menos desde a Antigüidade e chamada de "doenças dos reis", a gota afeta pessoas de todas as camadas da sociedade e pode se manifestar cedo --entre os 28 e 30 anos.

É mais prevalente em homens: "Há oito homens com gota para cada mulher [com a doença]", segundo Antonio Lopes Ferrari, médico-assistente da disciplina de reumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Estudos demonstram uma forte associação da doença com o nível de triglicérides no sangue e a hipertensão. "Cerca de 70% dos pacientes com gota têm triglicérides alto e 40%, pressão alta", diz Ivânio Alves Pereira, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Risco cardiovascular

Segundo Pereira, só nos últimos anos a artrite gotosa começou a ser considerada um sinal importante de risco cardiovascular. Isso porque a doença é uma manifestação de altos níveis de ácido úrico no sangue.

"Estudos recentes mostraram que taxas elevadas de ácido úrico aumentam a chance de calcificação nas artérias", diz Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia clínica do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

O cardiologista lembra que pessoas com altas taxas de ácido úrico podem não manifestar gota, mas estão no grupo de risco. É considerado elevado um nível de ácido maior do que 7 mg/dl em homens ou maior do que 6 mg/dl em mulheres.

Nas pessoas em que a hiperuricemia se manifesta na forma de artrite inflamatória, além do risco cardiovascular, há fatores relacionados ao distúrbio reumatológico. Quando o excesso de ácido úrico no sangue, transformado em cristais de urato de sódio, deposita-se nos tecidos, especialmente nas articulações, surge a gota. Os cristais podem ficar estacionados até a ativação de mecanismos inflamatórios que levam à crise.

Caracterizadas por dor súbita e intensa, inchaço, calor e vermelhidão local, as crises podem ser desencadeadas por ingestão excessiva de álcool e certos alimentos, situações de estresse ou microtraumas.

Os episódios agudos costumam regredir espontaneamente em um período de cinco a dez dias, mas, se não for tratada, a gota leva à formação de depósitos volumosos, que deformam os tecidos e lesionam as articulações, e pode gerar alterações nos rins.

Novas abordagens

Segundo o reumatologista Wagner Weidebach, do Hospital Sírio-Libanês, as novas abordagens em relação ao controle da hiperuricemia ainda não são levadas em conta por boa parte dos médicos. "O fator de risco cardiovascular já foi reconhecido, mas nem todo reumatologista sabe disso", afirma. Para alguns, ainda não há dados para estabelecer uma relação direta.

"Há pacientes com gota e comorbidades como hipertensão arterial, triglicérides ou colesterol alto, mas ainda não sabemos qual é o papel da gota na manifestações dessas doenças", diz Ferrari, da Unifesp.

Outra abordagem que está sendo revista é em relação à alimentação. Como o ácido úrico é produzido pela metabolização de purinas, alimentos ricos nesses compostos orgânicos eram proibidos aos portadores de gota. "A dieta tem cada vez menos peso no tratamento", afirma Weidebach.

Isso não significa que o controle alimentar não deva ser feito, até porque crises são desencadeadas pela ingestão exagerada de certos alimentos.

Fonte : Folha On Line

Celíacos - pessoas com intolerância ao glúten, contido no trigo, cevada, centeio, aveia e malte.
(A Doença Celíaca geralmente causa anemia, osteoporose e/ou artrite)

Dicas

Frutas
Todas são permitidas e pouco calóricas e nos oferecem sais minerais, vitaminas e carbohidratos, além de grandes doses de vitamina.

Doces de frutas (só frutas e açucar) e frutas secas e cristalizadas também.

Legumes
Todos são permitidos.

Bebidas permitidas
Sucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás.

Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê.

Cafés com selo ABIC.

Massas
Só as massas de arroz ou feijão verde são permitidas.

Carnes, aves e peixes
Todas são permitidas, incluindo presunto.

Só tomar cuidado com o preparo, com ingredientes proibidos. (Ex. bolinhos e à milanesa, que levam farinha de trigo ou pão)

Enlatados e embutidos devem ser evitados, consulte atentamente o rótulo.

Chocolates
Já estão aparecendo os chocolates sem glúten:

Toblerone, Kinder, Santa Edwiges, Pan.

Confira sempre a expressão "NÃO CONTÉM GLÚTEN" na embalagem.

Outros alimentos
Os proibidos devem ter a expressão "CONTÉM GLÚTEN" nos rótulos.

Os permitidos devem ter a expressão "NÃO CONTÉM GLÚTEN" nos rótulos.

Se não contiver referência no rótulo,
é proibido.

Outros cuidados
Deve-se tomar cuidado com a contaminação dos alimentos com o glúten, pois sabe-se que mesmo traços do glúten nos alimentos podem provocar lesão no intestino delgado.

Em casa, separar os produtos que contenham glúten dos produtos que não contém glúten.

Lembrar que, sem proceder limpeza adequada, utensílios utilizados para o manuseio e preparação de produtos com glúten poderão contaminar alimentos sem glúten.

Recomenda-se que alimentos geralmente consumidos com pães e torradas (geléias, margarinas, maionese, entre outros) também sejam de uso exclusivo do paciente celíaco.

O simples ato de
fritar um alimento adequado em óleo usado para fritar outro alimentos pode representar riscos para o doente celíaco.
Para algumas pessoas beber água em um copo mal lavado onde alguém bebeu cerveja, já pode provocar a manifestação dos sintomas.

Padarias e pizzarias devem ser evitadas por celíacos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

· Malte, extrato de malte e xarope de malte são subprodutos da cevada, e por isto não devem ser consumidos.

· A soja é permitida na dieta do paciente celíaco, mas deve-se prestar atenção nas composições dos ingredientes, para não haver confusão. Se o produto contiver "extrato de soja", "isolado protéico de soja", ou "proteína de soja texturizada", pode ser utilizado. Mas se houver "proteína vegetal texturizada ou hidrolizada", não pode ser consumido pois pode conter vegetais como o trigo, a cevada, o centeio ou a aveia em sua composição.

· O mesmo se aplica para o caso do amido ou amido modificado, quando não especifica o tipo de amido pois pode ser de trigo. Cabe aí uma consulta ao fabricante para saber detalhes sobre o amido. Naturalmente se for amido de milho, ou de batata, ou de mandioca, etc. poderá ser consumido.

· A maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten.

· Sempre que for comprar qualquer produto industrializado, verifique com muita atenção no rótulo, a relação dos ingredientes, pois estes podem ser alterados pelas indústrias, de acordo com sua necessidade e sem aviso prévio.

· Entre em contato com o fabricante, através do atendimento ao consumidor (telefone impresso no rótulo), para solicitar detalhes sobre os ingredientes do produto adquirido e lista de produtos sem glúten que podem ser consumidos. Tenha, sempre à mão, essas listas e, se tiver dúvida, carregue-as para o supermercado.

Veja mais: Alimentos Acelbra-SP

DIETA NA DOENÇA ( HIPERURICEMIA= AUMENTO DO ÁCIDO ÚRICO )


Indivíduos com esse distúrbio, têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal. Geralmente desenvolvem a gota úrica, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações.

Segue abaixo uma orientação dietética.

Alimentos a serem evitados:

- Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela)

- Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo

- Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto

- Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon

- Caldo de carne e molhos prontos

- Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, trigo

- Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, avelã

- Presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio

- Alho porró, aspargo, brócolos, cogumelo, espinafre

- Todos os grãos e sementes

Alimentos restringidos:

- Carnes magras (patinho, coxão duro)

- Peito de frango, filé de peixe (pescada branca)

"2 porções pequenas por dia"

Alimentos permitidos:

- Leite e iogurte desnatados, queijos brancos

- Ovos

- Vegetais (exceto os acima)

- Pães brancos e biscoitos de água e sal

- Frutas em geral

- Macarrão e arroz

- Batata

- Óleos vegetais (girassol, canola), em quantidade moderada

Recomendações Importantes:

- Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento

- Carnes assadas não devem ser tostadas

- Não utilizar preparações ou alimentos ricos em gorduras

- Não ingerir bebidas alcoólicas

- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia

Saúde conforme a Bíblia

Médico recomenda alimentação proposta há mais de 3.500 anos baseada em ensinamentos bíblicos

por Imaculada Bombicino

Alimentar-se basicamente de sementes e frutos, obedecendo aos preceitos bíblicos, tem promovido a cura ou a estabilização de inúmeras doenças graves como câncer, pressão alta, colite, nefropatias e até mesmo lúpus. Isso é o que afirma o médico de família Luiz Roberto Salvatori Meira, graduado pela Unicamp em 1981, que garante: “Estamos apenas obedecendo à primeira ordenança após a criação, que está em Gênesis 1:29: ‘E disse DEUS: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda a árvore em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento’.”

Meira, que é cristão, relata que depois de anos trabalhando como médico, resolveu fazer uma releitura da Bíblia, constatou ser essa a alimentação ideal e passou a aplicá-la, com resultados surpreendentes, em sua própria vida e nos seus pacientes. Mas salienta que “quando falo em usar a semente, significa a semente integral, tal como DEUS a fez, e não germe de trigo, farelo ou proteína de soja, ou mesmo o triticale, que é uma mistura de trigo com centeio”.


ANIMAIS IMPUROS

Porém, ressalta o médico, não basta privilegiar os frutos e sementes, é preciso excluir os animais proibidos, os chamados animais impuros, conforme determina o capítulo 11 de Levítico, dos quais o mais consumido é a carne suína, além de todos os derivados. Cita, como exemplo, os embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela, presunto), pão comum (50% dos pães utilizam banha de porco), salgadinhos sabor bacon ou presunto, churrascos mesclados com carne suína, banha como substituta do óleo, chocolates que trazem no rótulo “gordura animal”, gelatinas que são preparadas com raspas de couro animal, queijos feitos com coalho suíno, etc.

Segundo ele, são muitos os cristão que ao conhecerem a sua proposta alimentar questionam a afirmação contida em Atos que diz: “Ao que DEUS purificou não consideres comum” (10:15).

Se levarmos em consideração apenas o versículo, “podemos pensar que não existem alimentos imundos, mas basta lermos o restante do capítulo para sabermos que, por meio dessa visão, DEUS queria ensinar a Pedro a não fazer distinção entre pessoas”, esclarece.

São vários os sinais clínicos e inflamações agudas ou crônicas que podem conter aspectos alérgicos e auto-imunes, de acordo com o médico. Se as inflamações ocorrem na pele surgem edemas, coceiras, acne, descamações. Se nas mucosas, temos as respiratórias, como rinite, conjuntivite, sinusite, bronquite e as digestivas, como aftas, colite, gastrite, esofagite. Dentre as inflamações internas, surgem hepatite, artrite, tendinite, encefalite e as provenientes do desequilíbrio hormonal, como a tireoidite, diabetes, endometriose, metrorragia. Com a exclusão dos produtos suínos, garante o médico, “temos observado a remissão significativa dessas enfermidades.”


PASSOS PARA A CURA

Existem seis passos fundamentais para evitar a maior parte das doenças e viver a “vida abundante” prometida na Palavra de DEUS, segundo Meira. Inicialmente, é preciso excluir o porco, os corantes vermelhos que utilizam insetos chamados colchonilhas (joaninhas), mariscos, híbridos e transgênicos. Ao buscar esse plano de equilíbrio na alimentação, “teremos o equilíbrio físico, em que os gordos tenderão a emagrecer e os magros a engordar, os hormônios retornarão ao equilíbrio, os sais ionizados às taxas normais, evidenciando melhora rápida em anemia e osteoporose”. Com relação ao equilíbrio emocional, o organismo terá menos acidez, deixando as pessoas menos irritadas, com maior capacidade de percepção, maior memória e mais aptas ao aprendizado, obtendo-se, assim, o equilíbrio imunológico, diminuindo os processos alérgicos e auto-imunes, o que se pode comprovar com exames clínicos.


EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

Depois de passar seis meses utilizando-se de antidepressivos e medicações para dormir, Eleni Dal’bo, 38 anos, que trabalha como tradutora e intérprete, conheceu a proposta alimentar de Luiz Meira e passou “a segui-la à risca”. Ela diz que logo de início teve uma diarréia violenta que a assustou, “ mas a partir daí tudo se modificou. Na primeira noite já não utilizei os medicamentos faixa preta, consegui dormir normalmente e nunca mais tive depressão”. Hoje afirma ser uma pessoa que transmite serenidade.

Aída de Carvalho, 72 anos, conta que os problemas intestinais foram uma constante em sua vida. Aos 70 anos, sofrendo de colite, procurou o médico, quando descobriu que um câncer já havia se instalado. Desde então passou a seguir a alimentação indicada por Meira e garante: “Hoje sou uma nova pessoa, todos os sintomas desapareceram, ando seis quilômetros por dia e ainda faço musculação, mas antes não tinha sequer condições de sair de casa.”


ALIMENTOS NÃO-RECOMENDADOS

· Todos os produtos que utilizam corantes vermelhos que contêm colchonilhas

· Mariscos, camarão, lagosta, vieira, ostra, lula, enfim, os frutos do mar.

· Peixes de couro: cação de água salgada e pintado de água doce.

· Híbridos: triticale, laranja-pêra, pimentão (que são misturas entre espécies).

· Transgênicos soja e todos os seus derivados (missô, shoyu, óleo de soja, lecitina de soja), milho (óleo de milho e derivados, incluindo amido usado em medicação, como na amoxacilina), canola, algodão. Todos eles são produtos geneticamente modificados.

ALIMENTOS RECOMENDADOS

· Todos os grãos em sua forma original: trigo, cevada, arroz, centeio, aveia, todos os tipos de feijão, milho, ervilha, lentilha, grão de bico.

· Todos os legumes que têm sementes: tomate, abobrinha, pepino, berinjela.

· Todas as frutas.

· Todos os peixes de escama, dentre eles, salmão, traíra, truta, namorado, bonito, bacalhau, badejo, pescada, robalo, tainha.

Fonte:

Revista Enfoque Gospel, Edição 44 – Ano 4 – Março 2005, pág. 88.
http://www.revistaenfoque.com.br/

Gengibre: benefícios na saúde

26 de novembro de 2008 | por Rafaela |

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco - onde seu óleo é utilizado para massagear o abdomen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O uso na Culinária

Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Veja mais em:

Parei na pagina 6 proseger pagina 7 no google alimentos proibidos para artrite

Reumatologia/Doenças Auto-Imune

Curiosidades em Artrite Reumatóide

13/07/2003

O primeiro cirurgião que fez o transplante cardíaco o Dr. Barnard interrompeu a sua brilhante carreira precocemente devido à artrite reumatóide, que lhe deformou as mãos.

Temos homens com artrite reumatóide que deixaram obras notáveis como foi o caso do pintor impressionista Renoir. As suas limitações decorrentes da artrite eram tão grandes que ele amarrava o pincel às mãos para conseguir pintar.

Em 1950, quando o prêmio Nobel da Medicina foi atribuído ao Dr. Philip Hench pela descoberta da cortisona, pensou-se que tinha sido encontrada a cura para a artrite reumatóide. Bastaram dois anos para que os especialistas se apercebessem de que este medicamento não curava a doença, mas era sim um potente antiinflamatório, cuja utilização desmedida e sem regras tinha efeitos indesejáveis bem conhecidos hoje, sobre o osso, a tensão arterial, a diabetes e o aumento de peso.

http://www.andar-reuma.pt/artrite/artriteReumatoide.html

O mecanismo produtor da doença mais freqüente é a ausência congênita de um mecanismo enzimático que elimina o ácido úrico pelos rins. Não havendo eliminação adequada, aumenta a concentração no sangue

Alguns medicamentos diminuem a excreção renal do ácido úrico. Exemplos freqüentes são diuréticos e ácido acetil salicílico

Quando há hiperprodução há hiperexcreção renal de ácido úrico. Pode ser detectada medindo-se o ácido úrico em urina de 24 horas. Confirmando-se hiperexcreção, deve-se procurar outras causas menos comuns de hiperexcreção como policitemia vera (excesso de glóbulos vermelhos) e psoríase. Cabe ao médico orientar exames nesse sentido

Alguns medicamentos diminuem a excreção renal do ácido úrico. Exemplos freqüentes são diuréticos e ácido acetil salicílico em dose baixa. Se esses não devem ser retirados é preferível mantê-los e tratar a gota. Quando a causa da hiperuricemia não é enzimática fala-se em gota secundária.

Chá verde contra artrite reumatóide

A bebida possui uma substância que inibe a produção de moléculas que
estimulam a inflamação e o desgaste das articulações em pessoas com a doença

Agência Estado.

· Texto:

·

·

Getty ImagesFoto por Getty Images

Consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos
de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas


Muito mais do que os efeitos desintoxicantes, aceleradores do metabolismo e queimadores de gordura atribuídos ao chá verde, uma pesquisa acaba de revelar que a planta possui um componente capaz de combater a artrite reumatóide.

A substância, conhecida como Epigalocatequina 3 Galato, inibe a produção de moléculas que estimulam a inflamação e o desgaste das articulações em pessoas com a doença.

Para quem pretende saborear esta bebida que, apesar de amarga, vale o sacrifício, é importante reservar alguns cuidados. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras.

Especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente. Ele pode ser misturado a outros chás como o capim-limão, por exemplo.

Estímulo maior é saber que o chá verde possui ainda outros benefícios. Consumi-lo regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. E ainda: por conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. Sem contar que diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Artrite Reumatóide

Parte do Artigo extraído da JASFarma Sobre Artrite Reumatóide

JASFarma, Artigos sobre saúde em Portugal.

“10 Artrite reumatóide afecta 40 mil pessoas em Portugal
- Dr. Pedro Gonçalves
- Arsisete Saraiva
Portugal não é um dos países com uma taxa de prevalência mais elevada, quando comparado com outras nações da UE, mas ainda assim serão cerca de 40 mil os doentes diagnosticados com artrite reumatóide (AR). Muitos sentem as dificuldades da sua doença nas tarefas básicas do seu dia-a-dia e o simples gesto de abrir uma porta pode constituir um desafio insuperável.

«Infelizmente, não se sabe qual é a causa desta doença, porque caso contrário o tratamento poderia ser mais eficaz e até mesmo curativo.» É deste modo realista que o Dr. Pedro Gonçalves, assistente graduado de Reumatologia do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, aborda o actual conhecimento disponível acerca da AR.[...]

TESTEMUNHOS:

Vida nova

Hoje com 69 anos, José Pereira está reformado e lembra sem saudade o dia em que deixou de se mexer, «da cabeça aos pés», como faz questão de frisar.

Depois de 12 anos na Guarda Fiscal e de 30 como recepcionista da Lisnave, há quatro anos, José Pereira começava a gozar os seus merecidos dias de descanso quando os primeiros sinais de AR se manifestaram.

«Esta doença apareceu quase de repente e no prazo de 15 dias fiquei praticamente sem me mexer. Não era sequer capaz de abotoar uma camisa ou de me vestir. As mãos estavam todas deformadas e todas as posições eram incómodas. Foram dois meses em que até dormir era muito doloroso.»

Pouco informado do que era a doença, José Pereira não esqueceu as primeiras palavras do médico, que o informou de que não havia qualquer cura, mas apenas medicamentos que traziam bons resultados. «Havia pessoas que se davam bem, mas havia outras que podiam não se dar», disse-me ele, «mas no meu caso o sucesso é óbvio e não há comparação com os primeiros meses em que não conseguia fazer nada. Felizmente, recuperei a minha vida normal e faço todas as minhas actividades normais sem dificuldade».

Hoje, os dias decorrem com normalidade e José Pereira está feliz por poder aproveitar esta fase da sua vida em que apenas tem de ir ao hospital a cada dois meses, para fazer o tratamento.

«Para ocupar os tempos livres, entretenho-me a cuidar do meu neto. Além disso, faço caminhadas e cuido do meu quintal».

Vida activa

Grande parte da sua vida de trabalho foi passada num centro de saúde, onde era administrativa, mas Maria Vitória Bastos não pensou que, chegada a altura de reforma, teria de continuar a frequentar espaços do género, mas por motivos de saúde.

Hoje com 62 anos, a doente recorda que a artrite apareceu aos 58, quando ela e o marido planeavam já os tempos de reforma.

«Há já muitos anos que tinha problemas de reumático e me queixava de dores de coluna e joelhos. Como trabalhava num centro de saúde fui sempre acompanhando a situação, fazia fisioterapia e anti-inflamatórios, até que em 2005 tive uma crise nas articulações fora do vulgar. Fiquei com as articulações das mãos todas inchadas, assim como os joelhos e cotovelos. Eram bolas autênticas que surgiram de modo completamente repentino.»

Nessa altura, as análises confirmaram o pior, pelo que a solução era consultar rapidamente um reumatologista. Contudo, conta, «nos primeiros tempos não houve quaisquer sinais de melhoras. Bem pelo contrário, o sofrimento e as dores eram terríveis. Deixei de andar e de fazer a minha vida normal. O meu marido é que tinha de fazer tudo, desde as tarefas da casa até à minha higiene pessoal».

Hoje, o cenário é bem diferente e Maria Vitória Bastos apenas tem de ir ao hospital de dois em dois meses. Não esquece os tempos difíceis e sabe qual a razão para tão grande mudança: os medicamentos biológicos.

«O meu caso era raro, porque a doença parecia não responder à terapêutica convencional. E, realmente, esta solução foi quase milagrosa. Comecei a fazer o medicamento biológico e na primeira semana já sentia melhoras

Actualmente, os dias são preenchidos e deles fazem parte a ginástica e a natação. Contente por recuperar a sua vida, Maria Vitória Bastos assinala que não pode fazer esforços extraordinários, mas as actividades quotidianas não são um problema.

«A única coisa que sinto mais regularmente é o cansaço, mas, apesar disso, não fico quieta e faço questão de ir à minha vida.»[...]

Ver todo o Artigo: http://www.jasfarma.pt/artigo.php

Segundo o Dr. Templeman: Director da Phytoceutical Medical Research, o Dr. Templeman é responsável pelo
desenvolvimento de projectos de investigação, bem como a avaliação dos dados clínicos

A artrite é o motivo mais comum dado para a inactividade e no entanto, paradoxalmente, a
inactividade é um dos principais factores que pioram a artrite. A inactividade leva à fraqueza dos músculos, diminuem a flexibilidade e até depressão. Qualquer que seja o tipo de artrite ou o estágio da doença, exercício físico apropriado, muitas vezes sob a supervisão de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, não é apenas possível como também é altamente desejável. Superar o medo da dor associada ao começo do exercício, requer contudo, apoio e encorajamento e, eu acredito firmemente, no uso do mangostão para energia e a modulação da dor e ansiedade. Eu recomendo aos pacientes de artrite, inactivos, que comecem o regime de 1 cálice (30 ml) antes das refeições (3 vezes por dia) durante 2 a 3 semanas para permitir que os seus efeitos sejam sentidos, antes de visitar um terapeuta para iniciar um programa de exercício. Não utilizem qualquer redução da dor pelo uso do mangostão como uma desculpa para evitarem o exercício.

Eu recomendo que, em todos os tipos de artrite, os níveis de manutenção sejam de 1 a 2 cálices de
sumo, 3 vezes por dia antes das refeições. Para quem sofre de gota e artrite reumatóide, é útil
duplicar a dose durante os ataques.

Mangustão- propriedades medicinais,abstringente,antibacteriana,antigonorréica,antiflamatória,antioxidante,antitermica,que combate comprovadamente 41 doenças algumas delas artrite,gota.

MANGOSTÃO - A fruta com propriedades Medicinais invríveis.Esta fruta é a maior reserva de XANTONAS da Natureza e por conseguinte a fruta com o MAIOR PODER ANTIOXIDANTE EXISTENTE. do Sumo com propriedades Medicinais com o mais rápido crescimento da História.

Mais Informações : Este Sumo é um Suplemento Alimentar (Super Antioxidantes) imprescindível nos dias de hoje no Combate aos Radicais Livres e na Prevenção e Combate de diversas Patologias Humanas.

O que este Sumo pode fazer pela sua Saúde e pelo seu bem estar?
Fadiga (pode melhorar a energia sem estimulantes), Velhice (exposição aos Radicais Livres), Sistema imunitário Fornece diversas vitaminas e antioxidantes, Alergias (actua como um anti-histamínico) Prevenção da Arteriosclerose (pode melhorar a circulação sanguínea pela diminuição dos danos dos Radicais Livres e melhoria dos processos inflamatórios), colesterol e os níveis dos triglicéridos Hipertensão (pode baixar a tensão alta) Doença de Parkinson (pode proteger danos nos neurónios)Doença de Alzheimer (pode diminuir a inflamação responsável pelos danos nos neurónios) Refluxo Gastroesofagico (pode diminuir o refluxo da acidez no estômago e estabilizar a protecção das paredes do estômago) Úlceras (pode ajudar no tratamento das úlceras e prevenir os danos no estômago) Doença de Crohn ColiteAnti-viral, Anti-fungos, Anti-bacterias, Anti-microbiotico, Anti-tumor, Anti-cancro, Anti-inflamatorio, Anti-artrites,…

44 Problemas 1 Solução

Sabemos que o Mangostão tem sido utilizado desde há séculos na medicina tradicional através do Mundo. Agora após três décadas de estudos científicos laboratoriais para suportar o seu uso sabemos que o fruto Mangostão pode auxiliar na saúde nas seguintes áreas:

Corpo em Geral

1.Saúde e Bem estar

2. Fadiga (pode melhorar a energia sem estimulantes)

3. Velhice (exposição aos Radicais Livres)

4. Sistema imunitário

5 Fornece diversas vitaminas e antioxidantes

6. Alergias (actua como um anti-histamínico)

Coração e Circulação Sanguínea

1. Prevenção da Arteriosclerose (pode melhorar a circulação sanguínea pela diminuição dos danos dos Radicais Livres e melhoria dos processos inflamatórios)

2. Protege o músculo do coração

3. Baixa o colesterol e os níveis dos triglicéridos

4. Hipertensão (pode baixar a tensão alta)

Cérebro e Centros Nervosos

1. Doença de Parkinson’s (pode proteger danos nos neurónios)

2. Doença de Alzheimer (pode diminuir a inflamação responsável pelos danos nos neurónios)

3. Danos Nervosos (pode diminuir o efeito dos Radicais Livres, especialmente comuns na diabetes)

Saúde Gastrointestinal

1. Diarreia (pode estimular o normal funcionamento, regularizando quer a diarreia quer a obstipação crónica)

2. Refluxo Gastroesofagico (pode diminuir o refluxo da acidez no estômago e estabilizar a protecção das paredes do estômago)

3. Úlceras (pode ajudar no tratamento das úlceras e prevenir os danos no estômago)

4. Doença de Crohn

5. Colite (pode ajudar a diminuir a inflamação nos intestinos normalizando o seu funcionamento)

Sindroma de irritação intestinal (pode ajudar a estabilizar a função intestinal e normalizar a transmissão associada á depressão e ansiedade relacionadas com os problemas intestinais)

Saúde Músculo-esquelético

1. Artrite e inflamação articular (pode diminuir a inflamação, dores e danos nas articulações associada ás artrites)

2. Dores de cabeça

3. Enxaqueca

4. Fibromialgia (pode melhorar as dores musculares, as inflamações em geral, depressão e ansiedade

5. Saúde desportiva (pode diminuir as dores e inflamações após os treinos desportivos e minorar as lesões).

Saúde da Pele

1. 1.Saúde e Bem Dermatites (pode ser utilizado localmente nos eczemas e outras doenças de pele

2. Sara feridas

3. Acne (pode ser activo contra as bactérias que causam muitos acnes)

Queimaduras

Infecções

Os Xanthones do Mangostão foram testados em laboratórios e considerados muito activos contra numerosos agentes infecciosos e em determinadas situações, tais como:

1. Vírus

2. Bactérias

3. Fungos

4. Parasitas

5. Febres (devido á inflamação e infecção)

Diabetes

1. Elevado grau de açúcar no sangue (pode baixar o açúcar no sangue na Diabetes Tipo II produzindo insulina de uma forma mais activa)

2. Danos dos Radicais Livres (pode ajudar a melhorar o fim dos danos nos órgãos afectados pelos radicais livres na diabetes)

Cancro

1. Danos no DNA (pode ajudar a melhorar os danos resultantes dos radicais livres de que resultam mutações de células)

2. Aumento de Tumores (pode ajudar a diminuir a inflamação na zona do cancro)

Visão

1. Glaucoma / Cataratas (pode ajudar a melhorar situações associadas ao glaucoma)

Rins e Tracto Urinário

1. Problemas de rins (pode melhorar a função renal)

2. Infecções da Bexiga (pode ajudar a diminuir a inflamação)

Saúde Dental

1. Gengivites (pode ajudar a evitar as gengivites e como tal os problemas dentais)

Saúde Emocional Saúde Feminina

1. Depressão PMS / PMDD

2. Ansiedade Dores Menstruais

Saúde Pulmunar

1. Asma

2. Gripe

OBS. Os Xanthones do Mangostão foram demonstrados em estudos Laboratoriais, como sendo poderosos antioxidantes, anti-inflamatórios e com outras propriedades especiais. No entanto, os estudos laboratoriais não podem garantir o mesmo resultado nos seres humanos.

O Mangostão é um suplemento alimentar e não um medicamento, por esse motivo não se pode dizer que o mangostão cura, trata ou previne quaisquer condições ou sintomas.

Avalie os estudos sobre o mangostão, as causas das doenças, e avalie as experiências de todos aqueles que consomem o mangostão. A resposta para si próprio é: Você acredita nas qualidades do Mangostão?

2006 Robert C.Stone, D.O. Médico e investigador. Author do Best-selling CD: "Mangosteen: Figting the Fatal Five"

Têm-se dedicado a espalhar a mensagem do mangostão como um óptimo suplemento alimentar para a saúde.

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive