Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Introdução

Artropatias Microcristalinas são um grupo de doenças cujas manifestações clínicas e alterações patológicas se devem à deposição de cristais minerais nos tecidos musculoesqueléticos, entre elas encontramos a Gota.

A Gota ocorre quando numerosos cristais se depositam, anormalmente, nas articulações e produzem uma série de manifestações articulares e extra-articulares.

A Gota pode ocorrer de dois mecanismos básicos: O aumento da produção de ácido úrico e diminuição de ácido úrico pelos rins. Quanto à classificação, pode ser primária ou secundária; e para fins didáticos podemos defini-la como: Hiperuricemia assintomática, Artrite gotosa aguda, Período intercrítico, Gota tofácea crônica e Gota renal e urolitíase.

A etiologia da Gota é desconhecida, acredita-se ser por fatores hereditários. Porém, pode ser agravada por fatores como: obesidade, consumo de álcool excessivo, dieta rica em purinas, diabettes mellitus, exercício fora da rotina. Ainda assim, possui fatores de risco, como: insuficiência renal, desidratação e estado de acidose.

Podemos diagnosticá-la através de uma história sugestiva, hiperuricemia, achado de cristais de monourato de sódio. Podemos também utilizar o diagnóstico Diferencial e Exames Complementares.

A artrite Gotosa não tem cura. Mas, há tratamento garantido com dieta, antiinflamatórios, Colchicina, Corticoesteróides e outros.

Gota

A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue gera a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação e dor intensa.

Se não tratada a tempo, a gota pode debilitar órgãos como os rins produzindo alterações deste órgão. Pode haver formação de cálculos, produzindo cólicas renais. Também podem ocorrer depósitos de cristais debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos e orelhas. São os chamados tofos.

O aumento da concentração de ácido úrico no sangue (HIPERURICEMIA) é definido como um nível de ácido maior que 7,0 mg/dl em homens e maior que 6,0 mg/dl em mulheres.

Etiopatogênia

Quanto a etiopatogenia, a gota pode ocorrer por 2 mecanismos básicos:

  1. Aumento na produção de ácido úrico: idiopático, defeito enzimático, alto turnover ácidos nucléicos, estresse (trauma, cirurgia, infecção) e dieta rica em proteína.
  2. Diminuição na eliminação de ácido úrico pelo rim: Aproximadamente 85% dos portadores de gota apresentam um defeito específico na eliminação de ácido úrico (que independe da função renal global).
    Geralmente o mecanismo desencadeante da gota para um dado paciente é misto.

Existe ainda uma forma de gota de ocorrência na infância completa de hipoxantina guanina fosforibosil transferase denominada de Síndrome de Lesh Nyhan onde uma severa hiperuricemia leva a comprometimento neurológico (espasticidade, coreoatetose e automutilação) quadro e morte precoce.

Classificação

Para fins didáticos, podemos dividi-la em:

  1. Hiperuricemia assintomática
  2. Artrite gotosa aguda
  3. Período intercrítico
  4. Gota tofácea crônica
  5. Gota renal e urolitíase

1. Hiperuricemia assintomática

Caracteriza-se por indivíduos que ocorrem níveis elevados de ácido úrico sérico, porém sem qualquer manifestação de doença. Indivíduos hiperuricêmicos tem maior chance de desenvolver gota que normouricêmicos. Porém, a maioria permanece assintomática o resto da vida, não nessessitando nenhuma medida terapêutica.

2. Artrite gotosa aguda

É uma das manifestações clínicas mais características dentro da reumatologia. A crise aguda da gota manifesta-se por uma artrite, quase sempre monoarticular de início repentino e rápido desenvolvimento de dor intensa, edema aumento de temperatura e eritema, por vezes violáceo. Este quadro tem duração de 3 a 10 dias. As articulações mais comumente afetadas são:

GOTA - ENVOLVIMENTO ARTICULAR

1ª metatarsofalangeana. Nesse local a artrite denomina-se podagra. É a localização mais típica da gota envolvida em 50% dos casos na crise inicial e em 90% dos portadores de gota no evoluir da doença.

MMII: joelhos, tornozelos e tarso, interfalangeanas e outras metatarsofalangeanas.



MMSS: cotovelos, interfalangeanas, metacarpofalangeanas e punhos.



A poliartrite como primeira crises ocorre em apenas 2 a 5º dos casos.

Antecedendo e durante as crises pode ocorrer irritabilidade, febre e poliúria. Após a crise gotosa aguda pode ocorrer descamação epidérmica sobre o local afetado (que geralmente é o pé) e devido a esse fato lesões descamativas cutâneas em mãos e pés são popularmente associados a "ácido urico", sem ter na verdade nenhuma relação com hiperuricemia.

Fatores desencadeantes da crise aguda: Ingestão de bebida alcoólica, uso de drogas como diuréticos, tuberculostáticos e salicilatos, trauna, infecção, cirurgica, estresse emocional, excessos dietéticos, fase inicial ou interrupção de terapêutica uricorredutora.

3. Gota intercrítica e ataques recorrentes

Os pacientes ficam assintomáticos após os primeiros ataques agudos, inclusive sem nenhuma seqüela articular na maioria das vezes. Muitos apresentam uma única crise durante a vida inteira. Outros apresentam mais 2 ou 3 crises, porém a evolução mais característica é dos que apresentam vários ataques que tendem a se tornarem mais longos e a envolverem mais articulações.

Em alguns casos o indivíduo entra numa fase poliarticular crônica com dor nos peíodos intercríticos e alterações persistentes ao exame físico e ardiológico articular.

4. Gota tofácea crônica

Caracteriza-se pelo achado de tofos (depósitos de urato) em vários tecidos principalmente subcutâneo periarticular e articular em pacientes com doença de longa evolução, após muitos surtos de artrite.

O intervalo entre o primeiro surto e o surgimento de tofos é variável. Porém, em média é de 11 anos. Antes da terapêutica, 50 a 70% dos pacientes desenvolviam tofos, cifra que caiu para 17% após a introdução do tratamento específico com uricoredutores.

Locais mais afetados: bursa olecraneana no cotovelo, tendão de aquiles, mãos e pés, principalmente na região dorsal, joelhos tornozelos, superfície ulnar de antebraços, punhos e pavilhões auriculares. Podem atingir grandes dimensões em pacientes não tratados.

GOTA TOFÁCEA CRÔNICA

5. Gota renal e urolitíase

O rim é o sítio extraarticular mais comumente afetado na gota e na hiperuricemia. Manifesta-se sob 2 formas principais: a urolitíase e a nefropatia úrica.

5.a Urolitíase : formação de cálculos constituidos por ácido úrico ou mistos no trato urinário verificando em até 33% dos pacientes portadores de gota. Decorre de fatores como excreção elevada de ácido pelo rim e do baixo pH verificado na urina desses pacientes o que diminui a solubilidade do ácido úrico. Ocorre também em hiperuricêmicos sem manifestação articular, porém nesses casos não se define o paciente como portador de gota.

4.5.b Nefropatia úrica: sua real existência ainda é objeto de discussão. Decorreria principalmente do acúmulo de cristais no interstício renal. Porém, as alterações anátomopatológicas são semelhantes às encontradas na hipertensão arterial sistêmica, doença muito frequente entre portadores de gota.

Doenças associadas: frequentemente associa-se à gota: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, insuficiência coronariana, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia e o médico deve sempre investigá-las, mesmo sem manífestação clínica aparente.


Etiologia

A maioria é desconhecida, mas vários fatores, tais como hereditariedade. Muitos terapeutas acreditam que certas formas podem estar associadas a um enfraquecimento do sistema imunológico.

Epidemiologia

A gota úrica primária é muito mais freqüente nos homens. Nas mulheres, praticamente só surge após a menopausa.

Lesão e esforços nas articulações, como, a prática de atividades esportivas, podem favorecer o aparecimento dos sintomas.

Fatores de risco

  • Consomem grandes quantidades de purinas na dieta, associadas ao consumo de proteínas animais;
  • Ingerem álcool em excesso;
  • Usam fármacos como as tiazidas e alguns tuberculostáticos;
  • Têm compromisso da função renal;
  • Apresentam desidratação ou acidose;
  • Têm risco de exposição a nefrotóxicos como o chumbo;
  • Sofrem de doenças hematológicas com produção celular excessiva.

Diagnóstico

Baseia-se em:

  1. História sugestiva: episódio de monoartrites sucessivas, podagra, sexo masculino, acima dos 40 anos, história familiar de gota, urolitíase são elementos que surgerem fortemente o diagnóstico;
  2. Hiperuricemia;
  3. Achado de cristais de monourato de sódio em tofos, líquido sinovial e sinóvia (principalmente se intracelulares): É o dado patognomônico para o diagnóstico;
  4. Quadro radiológico sugestivo: principalmente em sacabocado;

Diagnóstico Diferencial

  1. Artrite séptica: Na primeira crise é fundamental punção articular para descarte de processo de processo infeccioso que também manifesta-se como monoartrite aguda.
  2. Artrite reumatóide: Nesta o processo inflamatório é poliarticular, simétrico e crônico. Mais frequente em mulheres.
  3. Artropatias soronegativas: Também apresentam sinovite crônica, via de regra oligo e poliarticular e com envolvimento frequente da coluna.

Exames Complementares

1. Exames laboratoriais

  1. Ácido úrico sérico maior que 7 mg/100 ml. Embora, existam raros casos de portadores de gota com uricemia normal;
  2. Provas de atividade inflamatória: hemossedimentação, mucoproteina, proteina C reativa podem se elevar na fase aguda;
  3. Hemograma: pode ocorrer leucocitose na fase aguda;
  4. Excreção de ácido úrico (uricosúria): realizado em urina de 24 horas. Serve para definir hiper, normo e hipoexcretores, dado utilizado na escolha e monitorização terapêutica;
  5. Glicemia, colesterol e triglicérides: podem estar alterados no paciente com gota.
  6. Líquido sinovial: presença de cristais de monourato de sódio extra e intracelulares. Esses cristais são finos e tem pontas afiladas;
  7. Presença de polimorfonucleares em grande quantidade na fase aguda;
  8. Anátomo patológico: presença de granulomas envolvendo massas de cristais de urato em tofos e articulações comprometidas.

2. Raio X



Verificam-se múltiplas erosões ósseas em saca-bocado com bordos escleróticos e espiculados como se fossem as valvas de uma concha (imagem em "concha").

Os tofos podem ser vistos como uma opacificação tênue ao raio X e, às vezes, tornam-se calcificados. Com o evoluir da doença surgem lesões líticas ósseas disseminadas, perda do espaço articular osteófitos e numa fase terminal anquilose e osteopenia.

GOTA - CORRELAÇÃO ANÁTOMO-RADIOLÓGICA

Tratamento

Gota não cura! Mas, há tratamento garantido. O primeiro passo a ser tomado é:

· Dieta: Deve-se prescrever dieta pobre em purinas, recomendar uso restrito de bebidas alcoólicas e evitar jejum prolongado. Cada gotoso sabe "onde aperta o sapato".

O controle ideal da dieta deve ser feito com nutricionista. Alguns pacientes conseguem controlar o ácido úrico somente com dieta. Certamente, o defeito enzimático é menor.

O grande segredo da dieta é abandonar os alimentos proibidos e não fazer ingestão excessiva em curto espaço de tempo de alimentos controlados e bebidas alcoólicas.

Além disso, o tratamento divide-se em:

1. Tratamento da crise articular:

· Antinflamatórios não hormonais, por exemplo: diclofenac de sódio 50 mg 3x/dia, indometacina 25 mg 3x/dia, fenilbutazona 200 mg 2 x/dia e outros. Utiliza-se apresentações injetáveis, nos casos mais graves.

· Colchicina: vários esquemas terapêuticos, como por exemplo: 0,5 mg (1 cp) a cada 1 ou 2 horas até o efeito terapêutico ou surgimento de diarréia.

· Corticoesteróides: habitualmente na forma infetável de depósito para os casos refratários aos antiinflamatórios injetáveis.

2. Tratamento da hiperuricemia

· Drogas uricosúricas : no nosso meio utiliza-se a Benzbromarona na dose de 50 a 200 mg/dia. Indicado a prioridade na maioria dos normo e hipoexcretores de ácido úrico. Contraindicado em urolitíase e insuficiência renal.

Outras: benziodarona, probenecid, sulfinpirazona.

· Drogas inibidoras de síntese de ácido úrico: Alopurinol na dose de 100 a 600 mg (em média 300 mg) ao dia em tomada única. Apresenta efeitos colaterais a nível hematológico e hepático principalmente utilizado nos indivíduos hiperexcretores ou com urolitíase preferencialmente.

Observações:

  1. O tratamento da hiperuricemia nunca deve iniciar-se nem ser suspenso durante o quadro articular. Pois, a oscilação dos níveis de ácido úrico pode desencadear ou agravar uma crise.
  2. A hiperuricemia assintomática habitualmente não deve ser tratada, a não ser durante tratamento quimioterápico de neoplasia ou indivíduos com ácido úrico muito elevado.

Referências Bibliográficas

http://www.minsaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/
doencas+reumaticas/artropatias.htm


http://www.reumatorj.com.br/boletim/sinovianalise.htm

http://www.reumatologia.com.br/principais_doencas.htm

http://www.fm.usp.br/departamento/clinmed/reumatologia/artropat.php

www.reumatologia.com.br

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/mrevista.go_fulltext_o_resumen?esadmin=si&pident=13045292

http://www.fleury.com.br/site/calandra.nsf/0/9AA63628EAF2456B03256D2D0061
9408?OpenDocument&pub=T&proj=site_fleury&gen=dg_artigos_tecnicos

http://www.boneandjointdecade.org/ViewDocument.aspx?ContId=879

http://www.imagenmed.com/especiales/ie5/gota.html

http://www.infomedical.com.pt/doenca_reumat_artropat.html

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?219 –

www.enut.ufop.br/pet/mainframes/Murais/gota.htm

http://www.vitabrasilnet.com.br/arquivo_artrite.htm

A hiperuricemia, que significa ácido úrico aumentado no sangue, é um distúrbio do metabolismos das proteínas, que pode acarretar depósitos de cristais nas articulações e nos rins, causando a artrite gotosa aguda e a calculose renal. É de consenso geral de que a redução da ingesta das nucleoproteínas pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico anormalmente elevados. Já, na dieta do colesterol, aconselha-se a diminuição das gorduras saturadas, abundantemente encontradas nas carnes de origem animal, preferencialmente nas vermelhas e nas vísceras. Compreende-se então, de que, para aqueles que sofrem, simultaneamente, de excesso de ácido úrico e colesterol no sangue devem preterir os alimentos animais e preferir os vegetais. O rigor do regime alimentar deve ser proporcional a gravidade destas anormalidades metabólicas. Então, siga os conselhos abaixo:

ALIMENTOS ALTAMENTE PROIBIDOS : Vísceras em geral, principalmente o fígado bovino, coração de galinha, caviar, mexilhão, anchovas, sardinhas, extratos de carne, manteiga, margarinas, lingüiças, bacon, salsichas e maionese. Todas as frituras devem ser evitadas.

ALIMENTOS PROIBIDOS : Carnes vermelhas, tanto as bovinas quanto as suínas. Queijos gordurosos (amarelados), presunto, lentilhas, vagens, ervilhas, aspargos, couves-flores, espinafres e cogumelos.

ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS COM MODERAÇÃO : Carnes brancas, tanto de aves como a dos peixes, sempre magros e sem pele - exceto os peixes listados acima. Frios de aves. Chocolate. Bebidas alcoólicas devem limitadas ao mínimo para os dias festivos, e evitadas para aqueles com triglicérides elevados.

ALIMENTOS LIBERADOS : Todas as frutas; laticínios desnatados, como os leites, iogurtes e queijos brancos – ricota, minas e cotage; todas as folhas, exceto o espinafre. Cereais como o arroz, feijão, macarrão, trigo, e seus derivados como o pão, macarrão e massas em geral. Os legumes, como as batatas, cenouras, beterrabas, brotos etc. Doces que não tenham muita margarina em sua receita, podem ser ingeridos com liberalidade para os magros. O azeite de oliva está liberado, e também os ovos, até 4 unidades semanais, não fritos.

OUTROS CONSELHOS : Não há necessidade de restrição de café ou chás, desde que não excedam a quantia de 4 xícaras médias. Especialmente para a dieta do ácido úrico, é importante beber bastante água para prevenir os cálculos renais. Tanto para a dieta do colesterol quanto para a do ácido úrico convém regularizar o peso para o normal. Exercícios fazem muito bem para ambas situações. Enfim, numa síntese geral, o paciente que sofre de hiperuricemia e dislipidemia deve alimentar-se de produtos preferencialmente vegetais, lácteos desnatados e ovos não fritos.

Como emagrecer?

É uma pergunta que eu escuto com muita frequência.

A maioria das pessoas pensa que o açúcar e a gordura trans sejam os únicos vilões do controle do peso, se fosse verdade todos os produtos diet e light que encontramos nos supermercados já teriam resolvido o problema de obesidade e de diabetes da sociedade moderna.

Uma grande causa de obesidade é o consumo de pão, especialmente aqueles feitos com farinha de trigo branca, refinada.

Esta é uma grande inimiga de nossa saúde, quer na forma de bolachas, torradas, bolos, tortas ou massas.

Refrigerantes, sucos adoçados com açúcar são outros venenos.

Hà 20 anos atrás existiam 20 milhões de diabéticos no planeta, hoje este número aumentou mais de 11 vezes, existem absurdos 230 milhões de diabéticos e deve chegar a 350 milhões em 2025!

Diabetes é a quarta maior causa de morte atualmente.

Precisamos com urgéncia mudarmos hábitos alimentares, comermos
pão de centeio, integrais, de soja, sem glútem, com baixo teor de carbohidratos.

Substituir o arroz branco pelo integral, a farinha de trigo refinada pela de soja, a batata inglesa pela doce, são pequenas mudanças que podem ter um profundo impacto positivo sobre a saúde e o peso.

Mudar o café da manhá, almoço, lanche, jantar, aperitivos, é necessário para escaparmos desta epidemia que preocupa a saúde pública, que é a
obesidade e a diabetes.

É aconselhável comer mais
proteínas, verduras, saladas, nozes, améndoas, avelás, frutas.

Voces já estão usando Whey Protein, barras de proteínas? É uma fonte alimentar excelente.

E sair do sedentarismo, deve ser a sua maior meta até o fim de julho de 2006!

Que tal?

30 minutos por dia de caminhada rápida, natação, tenis, (ou 1 hora dia sim dia não) vc pode escolher, seu humor vai melhorar e vc vai se proteger de doenças do aparelho cardiovascular (segunda maior causa de todas as mortes ).


Exercícios

De todas as coisas importantes que conversamos sobre a nossa saúde, Fazer exercícios é uma das mais importantes.
Para ajudar a mim e aos meus pacientes a sair do sedentarismo, que piora a nossa qualidade de vida tirando a nossa saude, o livro do Abilio Diniz, "Caminhos e escolhas" tem sido muito util:
"Talvez não tenha passado pela sua cabeça praticar qualquer tipo de atividade fisica...eu gostaria de poder pega-lo pelo braço e poder traze-lo para esta outra realidade, convida-lo a experimentar
o bem estar que invade o corpo e a alma após o exercício. Acho que vc nao vai mais conseguir viver sem ele.Gostaria de te convencer a provar esta emoção."

Alem disto as pesquisas médicas provam que o sedentarismo e estar acima do peso ideal, propiciam a instalação de doenças como aumento da pressão, derrame, enfarte, câncer, artrite, artrose, osteoporose, etc...
Se vc quer evitar estas doencas consulte seu médico, faca um check up comece logo a pratica de exercícios.
Escolha o que vc mais gosta, bastam 30 minutos diarios de uma caminhada no parque, natação, etc...enfim vc é quem manda.
Sua saúde é seu maior tesouro. Seu corpo te pede bem pouco para funcionar bem.

Faça a sua parte que vc viverá bem, bastante e plenamente!


Anti aging é o termo americano para os estudos avançados da Medicina na area do Anti Envelhecimento.
Estou encantada com os resultados que estamos obtendo: diminui os sinais da idade, mantem e melhora a libido, o ânimo, emagrece, diminui a vontade de comer doces, etc...
A Dieta Ortomolecular sem carbohidratos onde vc não precisa pesar, contar alimentos e pode comer a vontade os alimentos permitidos, dá resultados incriveis, bem estar e felicidade.
Enquanto as dietas de baixa caloria nos deixam com fome, diminuem o metabolismo e a queima de gordura, esta nova dieta permite comer até saciar a fome, que incrivelmente começa a diminuir, acelera o metabolismo e o ponteiro da balança comeca a cair dia apos dia!

Bases de uma dieta saudável:

Quando comer? Coma quando tem fome, mas não espere ter uma fome excessiva, coma pelo menos 3 horas antes de dormir.

Dimensões do prato - Diminua o tamanho, pode te ajudar a comer menos.

Alimentos que devemos comer todos dias - 5 porções de frutas e 4vegetais (tomate), pelo menos 1 punhado de nozes, amendoas, castanhas, amendoins, que contem gordura boa, fundamental para o bom funcionamento de seu organismo e aumentam o colesterol bom diminuindo o mãu, pão e cereais integrais que contem fibras essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo.

Alimentos que devemos comer pelo menos três vezes por semana -Peixes - é excelente fonte de proteinas.

Alimentos que devemos evitar :

1) alimentos industrializados que contem gorduras trans e saturadas.
2)
alimentos brancos como cremes, pão branco, arroz branco e açucar refinado.
3) produtos que contem
fructose de xarope de milho em alta concentração.

Beba diariamente -
2 litros de água e 1 xícara de chá verde (é um potente antioxidante e anticancerigeno).

Tome complexos multivitamínicos que contenham
ácido fólico, Mágnesio, Ômega 3 etc...


Chá verde reduz risco de câncer de próstata em 70%, diz estudo

O consumo diário de chá verde reduz o risco de câncer de próstata em 70%, segundo um estudo conjunto da Universidade de Curtin, em Perth (Austrália), e pelo Hospital de Hangzhu, na China. Os pesquisadores também concluíram que os homens que há muito anos bebem chá em grande quantidade têm ainda menos chances de apresentar o problema. Pesquisadores chineses compararam dois grupos: um com 130 homens com câncer de próstata e outro com 274 sem a doença e descobriram que os homens que bebem chá diariamente têm três vezes menos risco de desenvolver câncer de próstata que os demais. Os pesquisadores concentraram o estudo na China porque no país há um grande número de pessoas que só bebem chá.
As informações são da seção Ciência da Folha Online de 5 de novembro de 2003

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive