Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Adaptações vão de caneta a carro

Marcelo Barabani/Folha Imagem

A dona-de-casa Hildburg Braun, 60, deve fazer a sexta cirurgia corretiva nas mãos; para continuar dirigindo, ela precisou adaptar o carro


Quando percebeu que já não conseguia mais fazer movimentos simples, como apertar parafusos, a dona-de-casa Hildburg Braun, 60, que tem artrite reumatóide desde os 50 anos, resolveu deixar o orgulho de lado e começar a adaptar tudo à sua volta.
Hoje, até o automóvel que ela dirige é adaptado. Para escrever, Braun usa canetas grossas. Para comer, talheres feitos com cabos mais espessos. As portas, porém, ainda são um problema: ela, que vai passar pela sexta cirurgia corretiva nas mãos, só consegue destrancar maçanetas em "L".

Proteger e exercitar as juntas é essencial

A compreensão a respeito da artrite reumatóide é a principal arma do tratamento. As "lendas" sobre a AR comprometem o controle da doença e prejudicam -ou até anulam- o efeito dos medicamentos, mesmo quando eles são tomados corretamente.
"O paciente, por exemplo, precisa aprender a proteger as articulações, sem forçá-las nunca, mas também não pode deixar de exercitá-las", afirma Caio Moreira, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia. "Os portadores que possuem nível cultural mais elevado ou que são bem instruídos por seus médicos tendem a lidar melhor com a doença, evitando a progressão descontrolada."
Existem alguns medicamentos que reduzem os sintomas e ajudam a controlar a doença. O paciente deve tomar analgésicos para diminuir a dor e antiinflamatórios para conter a inflamação nas articulações. Além de seguir à risca a prescrição médica, o portador de AR deve consultar-se periodicamente com um reumatologista para descartar o surgimento de outras doenças reumáticas e de problemas colaterais, orienta o professor da Unifesp Jamil Natour, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia.
Os corticóides, que funcionam como antiinflamatórios, são bastante utilizados. "Ainda não foi descoberto um remédio mais potente e mais indicado contra a doença quanto o corticóide", afirma Moreira. Tomá-los sem acompanhamento médico, porém, é muito perigoso: a longo prazo, eles podem provocar catarata, diabetes, osteoporose e atrofia muscular, entre outros problemas.
Recentemente os pacientes ganharam um novo auxílio ao combate à doença: os agentes biológicos. O preço desses novos medicamentos, porém, assusta: cada dose custa de R$ 3.000 a R$ 8.000. Como a rede pública não fornece os agentes biológicos, há pacientes que estão entrando com processo judicial para obtê-los.
Paralelamente ao tratamento médico, a fisioterapia ou a terapia ocupacional auxiliam na recuperação do portador e no controle da doença. "Como a informação, o exercício é um grande aliado do paciente, pois melhora a circulação sanguínea", explica a fisioterapeuta Ana Cristina de Sousa. Segundo ela, a hidroterapia é um dos tratamentos mais indicados, porque diminui o impacto dos movimentos sobre as articulações.

Médicos indicam tratamento alternativo * (Vide Nota abaixo)

Dos pacientes portadores de artrite reumatóide, 70% a 80% já procuraram ou ainda fazem os chamados tratamentos alternativos - na maioria dos casos, com consentimento médico.
Uma das opções mais procuradas, a acupuntura promete amenizar a dor do paciente. "A técnica faz o organismo liberar substâncias 700 vezes mais potentes do que a morfina, um dos principais agentes químicos do combate à dor", diz Hong Jin Pai, chefe da equipe de acupuntura do Hospital das Clínicas (SP).
Segundo ele, qualquer um pode aderir à acupuntura. "Não existem efeitos colaterais nem contra-indicações", afirma.
Outras técnicas orientais, como o do-in e a ioga, também são recomendadas pelos médicos. "Mas o paciente deve evitar massagens "de tranco", como o shiatsu e as convencionais, pois existe a possibilidade de quebrar um osso com um movimento brusco", alerta a fisioterapeuta Ana Cristina de Sousa.

Nota da Administração deste Sítio:
Nesta matéria aparece a "
Acupuntura" como forma de tratamento alternativo. O fato reflete o desconhecimento normal, inclusive por parte de profissionais da saúde, do recente reconhecimento da Acupuntura, pela Associação Médica Brasileira, como Especialidade Médica. (clique aqui para ver)
A
Associação Médica Brasileira - AMB é responsável pelo reconhecimento e registro de todas as especialidades médicas em âmbito nacional.

Doença paralisa membros subitamente

Assim que Sueli de Fátima dos Anjos ficou grávida pela primeira vez, aos 29 anos, sua mãe morreu. No quinto mês de gestação, ela sentiu dores e dificuldade em mover a mão direita. O obstetra disse que o incômodo era comum na gravidez. A dor foi embora, o filho nasceu, mas, dois anos depois, Sueli ficou paralisada no banheiro. "Travei completamente. Não conseguia apanhar a toalha que estava a centímetros de minha mão. Meu filho ficou olhando para mim sem saber o que estava acontecendo." Hoje, aos 37 anos, ela já lida melhor com a artrite reumatóide. Consegue digitar, por exemplo, mas confessa que se nega a usar qualquer coisa que seja adaptada ao portador da doença. "Sou orgulhosa, mesmo não conseguindo abrir nem uma lata de sardinha."

Medo de mãe

"Meu maior medo não é minha filha falecer, mas eu morrer e não ter ninguém para cuidar dela", desabafa Cristiane Miranda Barros, 36, mãe de D. M., 17, portadora de artrite reumatóide juvenil desde os quatro anos.
Apesar da dificuldade de andar e das deformidades nos quadris, nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos, D., que pesa só 27 kg, vai à escola e toma banho sozinha. "Na medida do possível, ela tenta levar uma vida comum", diz a mãe. "Tratamos D. da mesma maneira como tratamos nossos outros dois filhos, que nunca manifestaram a doença."

Artrite e Artrose

O presente texto tem a finalidade de definir dois problemas muito frequentes no dia a dia do ortopedista: a ARTRITE e a ARTROSE. Esse artigo não substitui em hipótese nenhuma a consulta e as orientações do seu médico ortopedista.


O que é artrite ?

A Artrite é literalmente " inflamação da articulação". usamos em geral o termo artrite nas patologias inflamátorias das articulações. ( exemplo artrite reumatóide, artrite psoriática ) e também nas patologias infecciosas ( artrite séptica, artrite gonocócica )

O que é artrose ?
A artrose é um tipo de artrite. A artrose também é conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.
Temos dois tipos básicos de artrose: a artrose primária e a artrose secundária.
A Artrose Primária é uma forma de artrite que ocorre com o envelhecimento natural, portanto é uma desgaste natural na articulação que ocorre com o envelhecimento.
Já a artrose Secundária ocorre secundariamente a um trauma articular .
A artrose é mais frequente nas articulações dos membros inferiores ( joelhos, quadris e tornozelo ) essas articulações são submetidas a um stress maior devido a sustestação do peso corporal, porém, ela também ocorre nos membros superiores e na coluna vertebral.
Em outras formas de artrite, como a artrite reumatóide, a articulação torna-se inflamada como parte de um processo de doença que afeta todo o organismo. Estas artrites em geral são causada por um processo autoimune.


Alguns outros tipos de artrite são: Artrite Reumática, Artrite psoriática, espondiloartropatias seronegativos, artrite por deposição de cristais ( Gota) e artrite séptica ( infeção dentro da articulação), etc.
A artrite é uma das principais causas de absenteismo no trabalho e causa deficiência em muitas pessoas. Embora a artrite seja uma doença mais comum em adultos, as crianças também podem ser afetadas


Anatomia



Artrite é uma doença das articulações. Uma articulação é onde a extremidade de dois ou mais ossos se movem. A articulação do joelho, por exemplo, é formado entre os ossos da perna (Tíbia e Fíbula) e o femur. O quadril é o lugar onde a cabeça femoral se articula com uma parte côncava da bacia chamada acetábulo.
A artrite afeta principalmente a cartilagem articular causando o seu desgaste. A cartilagem articular normal apresenta uma superfície muito lisa e é banhada por um liquido espesso semelhante a um óleo ( liquido sinovial ), essas caracteristicas permitem aos ossos um movimentação com pouquissimo atrito. Quando essa superfície articular envelhece ( artrose ) perde suas caracteristicas físicas e pode surgir dor, edema, sinovite (inchaço ou agua no joelho) e crepitação ( pequenos estalos e rangidos durante o movimento articular)
Um tecido cartilaginoso cobre toda a extremidade dos ossos em uma articulação. A cartilagem articular permite o movimento sem o atrito que seria causado caso o osso ficasse em contato com o outro osso.
A sinóvia é uma membrana que envolve as articulações e produz um fluido que também contribui para a redução do atrito e desgaste em uma articulação ( liquido sinovial ).
Os Ligamentos juntam os ossos e manter a articulação estável.
Músculos e tendões sadios são fundamentais para um movimento articular indolor.


Causas



Existem duas grandes categorias de artrite. O primeiro tipo é causado pelo uso e desgaste na cartilagem articular (Artrose), isso ocorre no processo de envelhecimento natural, através do uso constante ou através do trauma (artrite pós-traumática ou artrose secundária). O segundo tipo é causado por uma série de processos inflamatórios. Independentemente da causa: se a partir de lesões traumáticas, desgaste normal ou doença autoimune, a articulação torna-se inflamada, causando: inchaço, dor e rigidez. Esse processo pode ser temporário pois a inflamação é uma das reações normais do organismo a ferimentos ou doenças. Uma articulação com artrose, porém, pode permanecer com inflamação por muito tempo e apresentar incapacidade permanente.


História Natural


Artrose



O tipo mais comum de artrite é a Artrose, outros nomes usados são: osteoartrite ou Osteoartrose. A artrose é o resultado do trauma ou da degeneração da cartilagem que ocorre com a idade. A osteoartrite é muitas vezes mais dolorosa em articulações que suportam peso, como o joelho, quadril, tornozelo e coluna porém articulações do membro superior como: punho, cotovelo, ombro podem apresentar dor intensa em alguns casos.
As articulações mais usadas no trabalho, no esporte, as articulações que foram danificados a partir de fraturas ou outras lesões podem mostrar sinais precoces de osteoartrose.
Outras doenças que lesionam ou sobrecarregam a cartilagem articular também podem levar a osteoartrose.
Na osteoartrose, a cartilagem que cobre o osso diminui gradualmente a medida em que se desgasta. Em muitos casos, ocorre crescimento de osteófitos nas extremidades do osso. Os Osteófitos são chamados de "esporões". Esses esporões se desenvolvem nas bordas das articulações osteoartríticas ou na inserção se ligamentos no osso. Os osteófitos pofem aumentar com a progressão da artrose e com o envelhecimento natural.
O osso com artrose pode tornar-se duro e firme (osso esclerotico). A articulação se torna inflamada, causando dor e inchaço. O uso continuado da articulação se torna é doloroso. A dor na artrose ocorre principalmernte pela manhã, melhora com a movimentação ( “a articulação esquenta”) piora no final do dia e também nos dias frios.
Outra caracteristica da dor é surgir após períodos de inatividade. Exemplo a dor surge quando se está sentado algum tempo e ficamos em pé e começamos a caminhar.


Artrite Reumatóide


A artrite reumatóide é uma doença autoimune de longa duração. Estima-se que 1% da população em todo o mundo têm artrite reumatóide. As mulheres tem três vezes mais probabilidades de apresentar a doença do que os homens. O desenvolvimento de artrite reumatóide diminui com a idade. A artrite reumatóide afeta muitas partes do corpo, mas principalmente as articulações. O sistema imunitário, que normalmente protege o corpo, começa a produzir substâncias que atacam o organismo. Na artrite reumatóide, a sinovia incha e invadir tecidos circundantes. Substâncias químicas são produzidas e atacam e destroem a superfície articular. A artrite reumatóide pode afetar tanto grandes como pequenas articulações do corpo e também a coluna vertebral. Inchaço, dor e rigidez geralmente se desenvolvem, mesmo quando a articulação não é utilizada. Em algumas circunstâncias a artrite juvenil pode causar sintomas semelhantes em crianças.


Diagnóstico da Artrite Reumatoide.


A Artrite Reumatóide é diagnosticada através de uma cuidadosa avaliação dos sintomas e um exame físico. Raios-X são importantes para mostrar a extensão de qualquer dano para a articulação. Exames de sangue e outros exames laboratoriais podem ajudar a determinar o tipo de artrite. Algumas dos sintomas da artrite incluem: Fraqueza e atrofia dos músculos Sensibilidade ao toque Limitada capacidade de mover a articulação passivamente (com assistência) e ativamente (sem ajuda). Os sinais mais frequentes são articulações e dolorosas Um sentimento de atrito ou som de ranger (crepitação) com o movimento Dor quando pressão é colocada sobre a articulação ou quando a articulação é movimentada.


Medicamentos



Analgesicos e antinflamatorios podem ser utilizados para controlar a dor e a inflamação nas articulações.
Esses medicamentos, chamados anti-inflamatórios, incluiem aspirina, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, nimesulida, etc. podem ser eficazes no controle da dor. Um médico irá escolher uma medicação, tendo em conta o tipo de artrite, a sua gravidade, e o estado geral da saúde física do paciente. Os doentes com úlceras, asma, doenças renais, hepáticas ou cardíacas, por exemplo, podem não ser capaz de tomar todos os tipos de medicação. Injecções de cortisona intrarticulares podem temporariamente ajudar a aliviar dor e o inchaço. É importante saber que injeções repetidas e freqüentes na mesma articulação pode danificá-la, causando efeitos secundários indesejáveis. Viscosuplementação ou injeção de ácido hialurônico são preparados que pode também ser útil na lubrificação das articulações e apresentando menos efeitos colaterias. Isto é normalmente realizada no joelho.


Exercício e Terapia



Bengalas, muletas, andadores, ou splints podem ajudar a aliviar o stress e a tensão sobre articulação artrítica. Aprender métodos de realização das atividades cotidianas, que são menos estressantes para as articulações dolorosos também podem ser úteis. Alguns exercícios e fisioterapia podem ser utilizados para diminuir a rigidez e reforçar os músculos enfraquecidos em torno da articulação.




Cirurgia



Em geral, um cirurgião ortopédista irá realizar cirurgia para artrite quando outros métodos de tratamento não operatório falharam no alivio a dor e de outros sintomas. O principal fator para indicar cirurgia é uma qualidade de vida ruim. Vida é movimento, movimento é vida. Quando o paciente não consegue realizar as atividades do dia a dia que lhe dão prazer devido a dor a cirurgia é uma opção razoável. Ao decidir sobre o tipo de cirurgia, o médico e o paciente terão em conta o tipo de lesão, a sua gravidade, e a condição física do paciente.
Há um certo número de procedimentos cirúrgicos. Estes incluem:


· A remoção da sinóvia doente.

· Substituição da cartilagem doente por cartilagem sadia retirada do próprio paciente.

· Realinhamento das articulações ( osteotomias )

· Fusão das extremidades dos ossos da articulação, usada somente em casos de doença isolada da articulação.

· Substituir todo a articulação (Artroplastia Total)

Alguns tipos de lesão na cartilagem também podem ser tratadas com enxertos autólogos de cartilagem. No primeiro procedimento o cirurgião retira cartilagem sadia do próprio paciente e implanta essas essas células numa cirurgia. Essas células são cultivadas em latoratório e essa tecnologia já está disponível no Brasil. Alternativamente podemos implantar células tronco retiradas da medula óssea e tambem cultivadas em laboratório.




Tratamento de Longo Prazo.





Na maioria dos casos, pessoas com artrite podem continuar a exercer atividades normais da vida diária. Programas de exercício, anti-inflamatórios e a redução de peso para pessoas obesas são medidas comuns para reduzir a dor, a rigidez e melhorar a função.
Em pessoas com graves casos de artrite, a cirurgia ortopédica pode proporcionar muitas vezes um alívio dramáticas da dor e restaurar a função naquela articulação
Alguns tipos de artrite, como a artrite reumatóide, são frequentemente tratadas por uma equipe de profissionais de saúde. Esses profissionais podem incluir reumatologistas, físioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, especialistas de reabilitação e o ortopedista


Pesquisas

Um dos trabalhos mais interessantes publicados nos últimos tempos relaciona o teriparatide com a regeneração da cartilagem articular, esse estudo ainda está na fase pré clinica, porém, é o primeiro que mostra alguma efetividade na prevenção e regereração da cartilagem danificada por fratura que evoluiu com artrose secundária.

Referencia: http://sites.google.com/site/drmarcosbrittodasilva/artigo-sobre-teriparatide-e-artrose. Ortopedista RJ

Esse artigo não substitui em hipótese nenhuma as orientações do seu médico ortopedista.

Perguntas mais freqüentes

Nesta página, apresentamos respostas fornecidas pela reumatologista Dra. Isabella Lima, colaboradora do GRUPARSA, para perguntas que nos são enviadas

O que é artrite?

É a inflamação na articulação (junta), sendo caracterizada por dores acompanhadas de calor (aumento da temperatura), rubor (vermelhidão), edema ("inchaço"), rigidez matinal (junta "dura" pela manhã) e impotência funcional (dificuldade de movimentar). Pode ser chamada de monoartrite, quando ocorre em somente uma articulação, e poliartrite, quando em várias articulações.

A Artrite Reumatóide tem cura?

Hoje ainda não podemos falar em cura definitiva para a maioria dos pacientes. Há casos em que a doença entra em remissão e o paciente não precisa fazer uso de nenhuma medicação, mas esta não é a evolução mais comum.

Há algum remédio realmente eficaz?

Há vários remédios eficazes. A eficácia depende da avaliação de cada caso individualmente, buscando o esquema terapêutico mais adequado.

É válido o uso de raízes cozidas em compressas quentes para tratar das dores nos joelhos?

Do ponto de vista científico, não há estudos conduzidos para avaliar a eficácia do uso destas substâncias.

Tenho muitas dores e já notei que, quando fico nervosa, a dor aumenta. Isso é normal?

Sim.

Quais os efeitos colaterais? Devo fazer exames de controle?

Depende da medicação que está sendo usada. Cada medicação necessita de exames específicos, que devem ser solicitados periodicamente pelo médico, que fez a prescrição do remédio.

Existem problemas com obesidade e dieta?

Deve haver um esforço para não estar acima do peso em função da sobrecarga de peso nas articulações já inflamadas. Os costicoesteróides, que são medicações bastante utilizadas no manejo da artrite reumatóide, podem precipitar ou agravar um quadro de diabetes e hipertensão arterial. Pela necessidade de controle do peso e em função das medicações utilizadas, deve-se ter uma dieta balanceada no sentido de manter um peso adequado, de não agravar diabetes e hipertensão arterial.

Ouvir dizer que toda pessoa que faz uso prolongado de corticóide, virá a ser um obeso. Essa informação é verídica?

Não. O corticóide, de uma forma geral, faz uma retenção hídrica, que tende a se resolver progressivamente com a suspensão da droga.

Qual tipo de exercício um artrítico pode fazer??

Cada caso deve ser avaliado individualmente. A indicação do exercício depende de quais as articulações estão acometidas. Todo paciente deve fazer exercícios, visando alongamento, fortalecimento e orientações de proteção articular.

Que cuidados devo ter com meus hábitos diários, profissionais e de lazer?

Existem orientações específicas para proteção articular, que devem ser feitas individualmente. As atividade não devem provocar dor.

o livro de Alan Schlines Stop Arthritis.

Livro que promete a cura para artrite

Dr. Milton Helfenstein Jr.

Assistente-Doutor da Disciplina de Reumatologia da
Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de
Medicina UNIFESP/EPM
Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Membro da Sociedade Britânica de Reumatologia

O QUE É OSTEOARTROSE?

A osteoartrose (OA), também conhecida como osteoartrite ou simplesmente artrose, corresponde a um conjunto de patologias que resulta em alterações anatómicas, com consequentes repercussões nas articulações e dor e incapacidade tencional associados, principalmente em:


osteoartrite

§ joelhos;

§ ancas;

§ mãos;

§ coluna vertebral.

Algumas vezes, apenas uma única articulação é comprometida, mas noutras situações, algumas ou muitas podem ser afectadas ao mesmo tempo e com intensidades diferentes.


Além de provocar dor, sensação de rigidez e edema, a osteoartrose pode causar limitações funcionais, tais como:

§ perda/redução da mobilidade;

§ deformidades;

§ incapacidade total localizada, de acordo com a articulação atingida.

É uma doença muito frequente, tanto que, segundo a experiência médica, uma grande parte das pessoas acima dos 65 anos, e cerca de 80% daquelas que já passaram dos 75 anos, acabam por sofrer desta patologia.

A OA pode surgir sem causa aparente, sendo então considerada primária ouidiopática (sem causa conhecida) ou ter um factor identificado que favoreça o seu aparecimento (factor predisponente). É a chamada osteoartrose secundária.

Diversas condições têm sido relacionadas como agentes causais de osteoartrose secundária, particularmente as doenças metabólicas, distúrbios anatómicos, traumatismos, artrites e infecções.

QUEM PODE TER OSTEOARTROSE?

OS homens e mulheres que apresentam factores de risco para o desenvolvimento da osteoartrose são os que estão mais expostos a esta doença. Tais factores podem actuar por meio de dois mecanismos básicos, como mostra o quadro 1:

Quadro 1


OSTEOARTRITE

Principais fatores de risco individuais


Suscetibilidade
(maior predisposição à doença)

· Hereditariedade

· Obesidade

· Disfunções hormonais

· Hipermobilidade

· Artropatias (patologia das articulações)

· Outras doenças


Fatores mecânicos

· Traumatismos

· Uso repetitivo tanto no trabalho como no lazer e no desporto

· Desarranjos estruturais da
própria articulação

Hereditariedade

A herança genética é um importante componente para o desenvolvimento de osteoartrose, particularmente na sua forma poliarticular, em que são afectadas várias articulações. Ou seja, as pessoas que têm parentes com osteoartrose generalizada apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Obesidade

O excesso de peso corporal pode estar associado ao desenvolvimento de osteoartrose nos joelhos em ambos os sexos. Entretanto, a sua relação com a osteoartrose da anca ainda é discutível. De qualquer maneira, a sobrecarga de peso acentua a dor nas articulações dos membros inferiores e da coluna lombar.

Disfunções hormonais

A predominância de osteoartrose poliarticular no sexo feminino sugere que este tipo de problema articular na mulher pode ser favorecido por alterações hormonais. Aliás, esta doença parece ocorrer com maior frequência após a menopausa.

Hipermobilidade

Indivíduos com excesso de amplitude de movimentos, devido a muita flexibilidade nas articulações, apresentam risco maior de desenvolver osteoartrose.

Artropatias e outras doenças

As patologias que causam inflamação das articulações (artropatias) podem ocasionar osteoartrose secundária. Têm tambem sido documentadas algumas associações entre osteoartrose e diabetes mellitus. Além disso, as doenças que alteram a estrutura da articulação estão fortemente relacionadas com o aparecimento e a progressão de osteoartrose.

Traumatismos

O traumatismo de forte intensidade é uma causa comum de osteoartrose do joelho, principalmente quando afecta os ligamentos ou os meniscos. Quando um menisco é retirado (meniscectomia), ocorre um risco maior de desenvolvimento de osteoartrose. Os riscos aumentam com o avançar da idade, com a predisposição e com a ocasião da meniscectomia. Nalguns casos, a doença pode instalar-se em indivíduos mais jovens.

No traumatismo em que ocorre fractura ou luxação, podem ocorrer alterações da função mecânica da articulação, o que pode predispor ao aparecimento de osteoartrose. São comuns os casos de fractura com subsequente osteoartrose no ombro, punho, anca ou tornozelo.

Uso repetitivo

Determinadas tarefas no trabalho podem agravar a dor nas articulações comprometidas. As actividades que precisam de ser executadas em posição ajoelhada, por exemplo, costumam acentuar a osteoartrose dos joelhos.

Algumas práticas desportivas (ex ténis, sky) ou de lazer aumentam os riscos de traumatismo, além de poder agravar o quadro clínico dos portadores de osteoartrose.

COMO DEVE SER O TRATAMENTO DA OSTEOARTROSE?

Há muitos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas desta doença, bem como para melhorar e preservar a função articular e a qualidade de vida.

Tais tratamentos envolvem desde a simples orientação educacional para os doentes até ao uso de medicação, fisioterapia e, em casos extremos, cirurgia.

É importante que o indivíduo com osteoartrose mantenha boa saúde geral, elimine os factores de risco, como o excesso de peso corporal, preserve uma boa força muscular e, acima de tudo, reconheça a sua própria responsabilidade no controle do tratamento.

Exercícios, fisioterapia e hidroterapia

Exercer alguma actividade física diária (compatível com a respectiva idade e condicionamento físico) é extremamente importante. Tal conduta melhora o sistema cardiovascular, a sensação de bem-estar e a função mental, além de reduzir a ansiedade, a depressão ou outra forma de stress psicológico que possa estar presente.

Os exercícios devem ser moderados e de baixo impacto. Obviamente, as actividades físicas devem respeitar a gravidade do envolvimento articular, além da saúde geral da pessoa com osteoartrose.

Fisioterapia e hidroterapia também são úteis para a prevenção e para o tratamento da osteoartrose.

Calçados, acessórios e terapia ocupacional

O calçado apropriado é particularmente importante. Palmilhas, calcanheiras e outros recursos para o realinhamento, absorção de impacto e conforto, podem ser utilizados dentro dos calçados para facilitar o acto de caminhar. Diversos acessórios (ortóteses), como as bengalas ou as canadianas, podem contribuir para melhorar a segurança e a estabilidade, além de reduzir a dor ao caminhar. Alguns doentes com quadros mais graves podem beneficiar com o uso destes acessórios.

Diversos recursos disponíveis no lar e no trabalho podem ser de grande ajuda, fazendo com que a terapia ocupacional também ganhe destaque no tratamento da osteoartrose. O ensino de técnicas para a execução de tarefas do dia-a-dia é útil para que o doente possa conviver melhor com sua rotina diária.

Tratamento medicamentoso

Muitos medicamentos têm sido utilizados no tratamento da osteoartrose.

Os agentes analgésicos, incluindo os anti-inflamatórios não-esteróides (AINE), ou seja, não-derivados de hormonas, são geralmente recomendados para:

§ casos de dor aguda e particularmente fortes;

§ como medida preventiva, antes de alguma actividade física que provavelmente ocasionará dor de maior intensidade;

§ de maneira regular, com uso freqüente para suprimir quadros dolorosos persistentes.

É importante destacar que os AINE representam a medicação mais usada no tratamento da osteoartrose, sendo principalmente utilizados para alívio da dor e da rigidez articular e melhoria da capacidade funcional.

Os anti-inflamatórios não selectivos podem, no entanto, causar reacções adversas importantes ao nível do tubo digestivo (gastrite, úlceras, perfurações, hemorragias).

Para evitar esses efeitos indesejáveis, foi desenvolvida uma nova classe de AINE que mantém a capacidade de combater a dor e a inflamação da osteoartrose com menor risco de efeitos gastrointestinais indesejáveis.

Deve ter-se especial precaução com o uso dos AINE, particularmente em indivíduos mais idosos com função renal ou função hepática comprometidas, pois são, em geral, mais sensíveis a eventuais reacções adversas do medicamento utilizado. Recomenda-se, portanto, utilizar esses medicamentos sempre sob orientação médica.

Medicamentos de uso tópico (creme, pomada, "spray" etc.) com propriedades analgésicas e/ou anti-inflamatórias também podem ser utilizados.

A injecção local (infiltração articular, ou seja, na própria articulação) também pode estar indicada, desde que administrada por médicos com expreriência clínica na área.

Tratamento cirúrgico

Existem diversos procedimentos cirúrgicos que podem trazer benefícios em variadas situações, de acordo com as características de cada caso e as indicações determinadas pelo médico responsável.

osteoartrite

Como se observa, embora a osteoartrose seja bastante comum sobretudo em idosos (acima de 60 anos) e prejudique o bem-estar dos doentes, há muitos meios para prevenir e tratar os seus sintomas

CONSULTE O SEU MÉDICO!

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OSTEOARTROSE.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ARTRITE, OSTEOARTROSE E REUMATISMO

O que é artrite?
Artrite é uma inflamação da articulação, que provoca dor, limitação de movimento e até deformidades, podendo afectar adultos em qualquer idade e crianças.

O que é artrose?
A artrose é uma doença degenerativa da articulação, sendo a forma mais comum das doenças músculo-esqueléticas. Afecta preferencialmente pessoas a partir da meia idade e envolve mais frequentemente as seguintes articulações: coluna cervical, lombar, joelhos, ancas e os dedos das mãos. Quase 70% das pessoas acima dos 70 anos têm evidências radiológicas desta doença e grande parte não apresenta nenhum sintoma.

Qual a definição de osteoartrose?
A osteoartrose é a forma mais comum de doença osteoarticular e é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. É uma doença das articulações, degenerativa e progressiva, na qual a cartilagem que reveste as extremidades ósseas se deteriora, causando diferentes graus de dor, inflamação e incapacidade.

Como se define artrite reumatóide?
A artrite reumatóide é uma doença crónica, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações (dor, rigidez, tumefacção e perda da função), com tendência a ser persistente, determinando deformidades e invalidez. Predomina em mulheres adultas, mas ambos os sexos são atingidos, mesmo as crianças. Às vezes atinge outros órgãos, como por exemplo, olhos, coração, pulmão e sistema nervoso.

O que é reumatismo?
O reumatismo não é uma doença, mas um grupo de doenças que em algum momento provocam dor ou incapacidade funcional nas articulações, músculos, tendões ou ossos. O reumatismo pode também causar inflamações nos tecidos conjuntivos de outras partes do corpo (rim, pulmão, pele, etc).

Qual a causa dessas doenças?
Não existe uma causa única para as doenças reumáticas. São aproximadamente 200 doenças com causas diferentes. Por exemplo, a artrite infecciosa é provocada por bactérias ou fungos. A artrite reumatóide, o lúpus eritematoso e outras doenças do tecido conjuntivo têm causas imunogenéticas. A gota tem causa metabólica (excesso de ácido úrico). As tendinites e bursites são provocadas por traumatismo ou movimentos de repetição. Enfim, múltiplas causas para doenças muito diferentes.

Existe alguma forma de preveni-las?
Algumas podem ser prevenidas, como, por exemplo, uma artrose provocada por uma deformidade congénita, a qual pode ser evitada caso seja corrigida precocemente. Uma outra doença prevenível é a osteoporose, quando as mulheres jovens são devidamente orientadas. A gota também pode ser prevenida, tratando-se o excesso de ácido úrico no sangue, antes que ele forme cristais e se deposite na articulação, provocando inflamação, dor e incapacidade. Manter o peso ideal com exercícios e dietas é uma boa maneira de prevenir doenças.

Porque são chamadas de doenças incapacitantes?
Porque um processo inflamatório que leve à dor e posteriormente a alguma deformidade pode tornar o doente incapaz de realizar movimentos. A própria dor e a inflamação impedem os doentes de se movimentarem.

Existe alguma parcela da população na qual essas doenças são mais frequentes? Porquê?
Determinadas doenças atingem, por exemplo, mais as crianças, como a febre reumática. Isto porque esta doença é consequência de uma infecção da garganta que atinge mais as crianças. As artrites infecciosas atingem mais as crianças e os idosos pela relativa deficiência imunológica. A artrite reumatóide e o lúpus eritematoso sistémico atingem preferencialmente as mulheres, em virtude da possivel contribuição hormonal nestas doenças. A artrose atinge geralmente pessoas de mais idade. Curiosamente, estas doenças são normalmente mais frequentes e mais graves em indivíduos de classe socio-económicas menos favorecidas.

Como é o tratamento padrão dessas doenças?
Como são doenças de causas diferentes, o tratamento é diferenciado e complexo para cada uma delas. No entanto, nas doenças onde existe inflamação, o uso de medicamentos anti-inflamatórios torna-se imperativo.

O que se pode dizer a respeito dos efeitos adversos gastrointestinais ocasionados pelo uso dos AINE? Porque são eles tão frequentes?
Os AINE, devido ao seu uso disseminado, causam mais hospitalizações e mortes do que qualquer outra classe de medicamentos disponível no mercado. Os AINE inibem a enzima COX-1 (cicloxigenase-1), que produz substâncias que se acredita serem responsáveis pela manutenção de funções orgânicas importantes, como a protecção da mucosa gástrica. Com isso, podem causar efeitos gastrointestinais graves, tais como perfurações do estômago, úlceras e hemorragias.

COMO SE MANIFESTA A OSTEOARTROSE?

Em algumas pessoas, a doença pode evoluir sem apresentar sintomas. Muitas das articulações com evidência radiográfica de osteoartrose podem permanecer sem sintomatologia por longos períodos.osteoartrite

O aparecimento de sintomas é usualmente lento. Inicialmente, surge dor intermitente (que aparece e desaparece) na articulação atingida e geralmente relacionada com o esforço físico.

Pode também ocorrer sensação de rigidez articular, associada a dor de difícil localização. Alguns doentes sofrem diminuição gradual da amplitude de movimentos das articulações afectadas.

Um traumatismo pode transformar uma articulação com osteoartrose sem sintomas numa articulação muito dolorosa. Por exemplo, um indivíduo pode não se aperceber de qualquer problema nos seus joelhos até que uma contusão nesse local torne a região bastante dolorida, levando ao aparecimento inicial de sinais e sintomas da doença - veja quadro 2.

Quadro 2


OSTEOARTROSE

Principais sinais e sintomas


Sinais

Pontos dolorosos nas margens da articulação
Sensibilidade exagerada na articulação
Tumefacção articular
Crepitações (atritos)
Derrame intra-articular
Movimentos restritos e dolorosos
Atrofia muscular periarticular
Rigidez da articulação
Instabilidade articular


Sintomas

Dor relacionada com o exercício físico
Dor com o repouso
Dor nocturna
Rigidez após inactividade (tempo parado)
Perda de movimento
Sensação de insegurança ou de instabilidade
Limitação funcional
Incapacidade

A dor é, sem dúvida, o sintoma mais importante e comum da osteoartrose. A sua intensidade varia muito, podendo ser bem leve ou muito intensa, com variações semanais ou até diárias. Pode ser pior no final do dia ou no final de semana. Em geral, a sensação de dor piora com o uso da articulação afectada e assim permanece por horas após a interrupção da actividade física. Enquanto a maioria sente dores relacionadas com o exercício físico, outros descrevem dor ao deitar-se e outros ainda descrevem dor nocturna. Alguns relatam sensações de "pontadas" durante certos movimentos ou com a sustentação de peso.

A sensação de rigidez articular é referida pela maior parte dos portadores da doença, podendo ser difícil iniciar os movimentos, dando a impressão de que a articulação atingida está "presa". Esta sensação, porém, vai gradualmente desaparecendo com o movimento. A rigidez ocorre após um período sem movimento e, geralmente, não dura mais que 30 minutos.

A
restrição de movimentos pode ser descoberta na evolução da doença, sendo, com frequência, acompanhada de dor, que tende a ser pior no final da amplitude do movimento realizado.

Muitos doentes com osteoartrose queixam-se também de sensação deinsegurança ou de instabilidade nas articulações comprometidas. Alguns dizem ter a sensação de que a articulação "falha" no seu desempenho.

Dependendo da gravidade da doença, pode haver diferentes graus de atrofia muscular (diminuição do tamanho dos músculos) na região próxima à articulação afectada.

Durante a execução de movimentos, podem ser percebidas crepitações(estalos), devido ao atrito das superfícies articulares que se encontram irregulares, interferindo com os movimentos normalmente suaves.

A tumefacção, muitas vezes sensível ao toque, é outro sinal frequente de osteoartrose. Pode variar em volume e manter-se por períodos variados de tempo.

Nos casos mais avançados, pode haver grande destruição das estruturas articulares, com importantes deformidades e consequente perda de função, impondo ao doente dificuldades na sua rotina como, por exemplo, perda de habilidade para vestir-se sozinho, limitações para subir ou descer escadas ou até para caminhar pequenas distâncias.

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive