Followers

Postado por JOSÉ quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


Ácido Úrico / Gota
Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

Hiperuricemia é um distúrbio metabólico das purinas, no qual aparece excesso de ácido úrico no sangue e estes são depositados nas pequenas articulações, cuja doença é chamada Gota. Esta deposição pode causar destruição dos tecidos articulares levando à artrite crônica.

Com a progressão da doença os sintomas ocorrem mais freqüentemente e de modo mais prolongado. Uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios de inchaço e dor nas articulações ,e surgem questões com as crises, relacionados aos excessos de alimentação, bebida ou exercício.

A obesidade geralmente, está associada a este distúrbio. O jejum ou uma dieta pobre em carboidratos, pode também, precipitar uma crise.

Uma vez que o metabolismo das purinas está alterado, recomenda-se evitar os alimentos extremamente ricos nesta substância, afim de evitar estresse metabólico e auxiliar o tratamento mesmo com a necessidade de medicação.

Os alimentos permitidos são :

  • Cereais e derivados
  • Leite e derivados
  • Vegetais exceto aspargos, cogumelos, ervilhas, espinafre, feijões e lentilhas que devem ser usados com moderação (1 porção - 1/2 xícara) por dia ou 5 dias na semana (dependendo da condição)
  • Frutas
  • Manteiga ou margarina
  • Pão branco, biscoitos
  • Café, chá, chocolate
  • Sobremesas gelatinosas, sorvete
  • Condimentos

Os alimentos que devem ser consumidos moderadamente são :

  • Peixes (1 porção semanal )
  • Aves (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia)
  • Carne de boi (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia)
  • Ovo ( 3 unidades semanais )
  • Leguminosas ( grãos de feijões , 1/ xícara diária )

Os alimentos proibidos são :

  • Caldo de carne em tabletes
  • Consomé
  • Anchova, Mexilhões, Sardinhas
  • Coração, Rins, Fígado
  • Peru
  • Alimentos fermentados
  • Bebida alcóolica, principalmente cerveja
  • Molho de tomate

Ácido úrico é o produto final do catabolismo da purina (bases que são exatamente metade de seu DNA) em seres humanos. Normalmente você elimina isso pela urina e não tem problemas. Abaixo estão a guanina e adenina (as duas purinas que são encontradas na vasta maioria do tempo, in vivo) e seu metabólito, o ácido úrico:
guanina molecula
adenina molecula
acido urico molecula
Contudo, o ácido úrico é uma molécula um tanto insolúvel, e se estiver em grande quantidade circulando pelo corpo, os problemas aparecem. Desta forma, pode acontecer de acumular em várias partes do corpo, em muitos casos inicia no dedão do pé.

A Gota é uma doença desafiadora tal como o metabolismo da purina e provavelmente resulta de uma variada gama de causas. Até relativamente recente, era considerada uma doença da gula, e se culpava pelo consumo de muita comida requintada e bebida. Cerveja e vísceras são normalmente citadas em livros de bioquímica como sendo fontes de purinas, e uma dieta limitada nestes alimentos parece ajudar alguns sofredores, mas raramente o metabolismo é tão simples. Algumas pessoas podem apresentar problemas de síntese excessiva de purina ou de excreção.

Outra observação obrigatória é que o cartoon abaixo parece estar em todos livros-texto. Na wikipedia, um texto conta uma interessante história sobre oautor, Briton James Gillray, deste cartoon. James era famoso na época (séculos 18 e 19) por seus trabalhos como cartunista e comediante. Os últimos anos de sua vida não foram agradáveis, ele tentou suicídio e sucumbiu ao alcoolismo, gastando vários anos em tratamentos mentais (não se menciona a Gota como sendo uma das doenças que sofria).
gota cartoon livros

O interessante é que os primatas são uns dos poucos animais nos quais o ácido úrico é produto final do metabolismo da purina.

Gota

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, que provoca um processo inflamatório no local com dor intensa, podendo durar algumas semanas. É proveniente de uma hiperuricemia, isto é, um aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, podendo este aumento ser ocasionado por um problema de metabolismo do ácido úrico ou um aumento na ingestão de purinas, formada na quebra de proteínas, principalmente de origem animal. A ocorrência da gota é mais freqüente no homem de meia idade, com peso acima do normal, geralmente com histórico familiar da doença. É rara em mulheres antes da menopausa. Também está relacionada com excessos alimentares e alcoólicos, e o uso de certos medicamentos como alguns diuréticos. Com o progresso da doença os sintomas ocorrem mais freqüentemente e de modo mais prolongado. Uma lesão trivial ou um exercício além do habitual podem desencadear os episódios de inchaço e dor nas articulações.

Por estar relacionada diretamente com a ingestão de purinas, existem algumas orientações referentes à dieta:

Alimentos que devem ser consumidos moderadamente:
Peixes (1 porção semanal );
Aves (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia);
Carne de boi (1 porção pequena de aproximadamente 80 gramas a cada dia);
Ovo ( 3 unidades semanais );
Leguminosas ( grãos de feijões , 1/ xícara diária ).

Alimentos proibidos:
Caldo de carne em tabletes;
Anchova, Mexilhões, Sardinhas;
Coração, Rins, Fígado;
Peru;
Alimentos fermentados;
Bebida alcóolica, principalmente cerveja;
Molho de tomate.

Alimentos permitidos:
Cereais e derivados;
Leite e derivados;
Frutas e vegetais, exceto aspargos, cogumelos, ervilhas, espinafre, feijões e lentilhas que devem ser usados com moderação (1 porção - 1/2 xícara) por dia ou 5 dias na semana (dependendo da condição);
Manteiga ou margarina;
Pão branco, biscoitos;
Café, chá e chocolate;
Sobremesas gelatinosas, sorvete;
Condimentos.

Algumas plantas, utilizadas na forma de chás, são de grande valia para prevenir ou amenizar os sintomas relacionados a essa doença:

Alcachofra (Cynara scolymus)
Planta com diversas indicações para a função hepática e também utilizada para casos de hiperuricemia e gota.

Chapéu-de-couro (Echinodorus macrophyllus)
Planta largamente utilizada como antiinflamatório, anti-reumático e dissolvente do ácido úrico.

Guaco (Mikania cordifolia)
Planta utilizada na medicina natural como agente anti-reumático e antiinflamatório.

Garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens)
Planta utilizada como antiinflamatório e analgésico, principalmente em dores articulares como, artrite, gota e reumatismo.

Não utilize medicamentos por conta própria. Auto-medicação pode piorar o quadro, mesmo com a utilização de chás, caso os sintomas persistam, um médico deverá ser consultado.

Fontes:

http://www.plantamed.com.br/

http://www.drgate.com.br/artigos/reumatologia/gota.php

http://www.copacabanarunners.net/gota.html

http://www.vidaintegral.com.br/complem/gota.php

CHÁ SUCUPIRA EM CÁPSULAS

A semente de sucupira tem grandes poderes contra a artrite, a artrose, o reumatismo e as dores nas costas, nos joelhos e articulações.

Isso já era conhecido há muito tempo na região do cerrado, onde a árvore da Sucupira é nativa, o que mais tarde as pesquisas médicas comprovaram. E agora todo este poder natural está acessível.

O Chá de Sucupira foi lançado em extrato como chá. Saiba mais sobre o grande poder do novo Chá de Sucupira nas reportagens abaixo, em vídeo e texto, neste portal e compre diretamente aqui para receber rapidamente em casa.

A embalagem do Chá Sucupira contém 60 cápsulas produzidas em laboratório. Elas possuem todos os princípios ativos da semente de Sucupira, sendo totalmente de origem natural.

Desenvolvida cientificamente em método industrial, tornou-se possível transformar a semente oleosa da Sucupira em extrato, mantendo todos seus princípios ativos.

O Chá Sucupira é o unico com estas propriedades.

Sugestão de uso: Duas a três cápsulas ao dia.

Informações Adicionais:

O verdadeiro CHÁ SUCUPIRA em cápsulas é um produto PATENTEADO e não existem imitações.

Dispensado de Registro na Anvisa, conforme Resolução 278/05.

VEJA REPORTAGEM LABORATÓRIO UNICAMP E COMPROVE:

CLIQUE AQUI E ASSISTA MATERIA EM VÍDEO DO LABORATÓRIO DA UNICAMP SOBRE SEMENTE DE SUCUPIRA, QUE COMPROVA SEUS BENEFÍCIOS INCLUSIVE PARA CÂNCER DE PROPOSTA

ASSISTA DEPOIMENTO DO ATOR JUCA DE OLIVERA:

CLIQUE AQUI E ASSISTA NO PROGRAMA DO JÔ, O DEPOIMENTO DO ATOR JUCA DE OLIVEIRA SOBRE SEMENTE DE SUCUPIRA

VEJA AQUI ALGUMAS DAS VARIAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PUBLICADAS:

***PESQUISA REALIZADA PELA FeSBE - Federação de Sociedades de Biologia Experimental

***PESQUISA PUBLICADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RIO DE JANEIRO

***TESE DOUTORADO UNICAMP

***PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL MARANHÃO

***PESQUISA UNICAMP

***PESQUISA PUBLICADA NA BVS – TEXTO INGLES

***PESQUISA USP – DISSETARÇÃO E MESTRADO

***PUBLICAÇÃO CIENTIFICA PESQUISA EFEITOS SUCUPIRA SOBRE CANCER PROSTOTA – UNICAMP

Os alimentos e a saúde

PDF

Imprimir

E-mail

Escrito por webmaster

Seg, 23 de Março de 2009 21:14

OS ALIMENTOS E A SAÚDE

Quando compramos um televisor ou qualquer aparelho eletrodoméstico, lemos com muita atenção o manual de instruções, para que possamos utilizar adequadamente o aparelho e evitar perigo ou quebras.

Infelizmente, não dispensamos o mesmo ao aparelho mais importante de nossa vida: nosso corpo, quando submetido à vida artificial, geralmente sucumbe e deteriora-se.
Sabemos que são três as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano:
- a alimentação básica;
- a roupa necessária, de acordo com o clima; e
- um lugar para descanso e recolhimento.

Este estudo trata da primeira necessidade, ou seja, a alimentação. Mas não somente o simples fato de alimentar-nos, como faze-lo, da maneira mais saudável e simples.

O nutriente mais importante para o organismo humano é a água. Formado de 70% de liquido, nosso corpo necessita, diariamente, de pelo menos dois litros de água, seja em forma pura ou extraída das comidas e bebidas consumidas. Quando essa quantidade não é assimilada pelo organismo, ele trata de retira-la de algum órgão, e geralmente da bexiga, dos rins ou intestinos. Isso acarreta, invariavelmente, uma urina mais espessa e acida, pedras nos rins e ressecamento das fezes, além de prisão de ventre.

"A alimentação do homem contemporâneo é composta, em sua maioria, de alimentos processados artificialmente, enlatados, enlatados, e sua origem já é oriunda de uma lavoura envenenada com nitratos vários, que se transformam em nitritos e nitrosaminas no produto acabado, que são veículos cancerígenos."

Todos esses processos promovem o desgaste acelerado das nossas forças vitais, pela ingerência dos interesses econômicos que nos impõem alimentos mortos e desvitalizados, tornando as doenças inevitáveis”. (Pereira, 197-)

Por causa de declarações como as anteriores, advinhas de pesquisas serias de renomados autores em todo o mundo, a alimentação integral ou natural ganhou, nos últimos anos, grande destaque e notoriedade entre os aficionados da boa saúde. Desenvolvidas a partir de inúmeros estudos, surgiram variadas linhas em busca da melhor forma de nutrir e alimentar o nosso corpo e aumentou o interesse pelas vitaminas e sais minerais.

Resumimos a seguir alguns dos tipos de alimentos mais conhecidos:

--» Natural ou integral: utilizam-se somente alimentos integrais (não industrializados ou refinados), toleram-se as carnes brancas, ovos e leite.

--» Macrobióticas: voltada para a cura através dos hábitos alimentares. Utilizam-se alimentos integrais especiais, algas e alguns tipos de peixes. Nenhum laticínio.

--» Ovolactovegeraianismo ou vegeraianismo: é mais indicada para quem inicia uma dieta sem carnes (inclusive de aves e peixes), admitindo a ingestão de ovos e laticínios - alimentos ricos em proteínas e, neste aspecto, substitutivo direto da carne. Devem estar atentos, especialmente, à adequada ingestão de ferro, já que a ausência de carne em uma dieta mal planejada pode ocasionalmente trazer problemas com relação a este nutriente.

--» Vegetarianismo: mais estrita que a anterior, não tolera nenhum tipo de alimento de origem animal (carne, ovos, leite e derivados). Dietas estritamente vegetarianas podem conter menores teores de proteínas, cálcio, ferro, zinco e muita pouca ou nenhuma vitamina B12, mas a escolha correta dos alimentos (e, eventualmente, a utilização de suplementos) pode facilmente contornar estas deficiências. São de fato particularidades importantes, que devem ser encaradas não como desvantagens, mas como elementos a levar em conta na hora de escolher o que comer.
Os vegetarianos devem, claro, procurar seguir as normais gerais para uma dieta saudável - evitar doces, frituras, refrigerantes, sal em excesso, produtos industrializados com conservantes pesados e alimentos com alto teor de gordura, bem como manter uma dieta bem variada, rica em frutas e legumes. Desde que estas orientações básicas sejam respeitadas, os nutrientes além dos citados aqui não deverão ser causa de atenção especial por parte dos vegetarianos, pois podem ser encontrados com abundância nos alimentos de origem vegetal.

--» Frugivorismo: apenas frutas e vegetais.

--» Vegetalismo: somente legumes crus, nada cozido.

Essas e outras linhas têm em suas “listas negras” alguns alimentos proibidos, mas, como existem contradições no que se refere a alguns alimentos, damos a seguir aqueles que todas são unânimes em afirmar como negativos para a saúde:

--» Açúcar branco: veneno de ação lenta, promove acidez do sangue e do estomago, diabete, osteoporose, cárie dentária, hipertensão, obesidade, arteriosclerose, predisposição ao câncer etc. Substituir por açúcar mascavo, rapadura, melaço de cana, mel de abelhas, açúcar de frutas ou stévia.

--» Sal refinado: causa hipertensão, gastrite, doenças renais etc. substituir por sal marinho. Procurar usar pouco sal.

--» Enlatados: contém conservantes e aditivos que intoxicam o organismo. Preferir alimentos frescos.

--» Farinhas refinadas: perdem os nutrientes no processamento. Ocasionam prisão de ventre, asma, catarro pulmonar, obesidade, varizes, hipertensão, hemorróidas, apendicite, câncer intestinal, etc. Substituir por farinhas integrais (trigo, cevada, centeio, etc.). “Refinada, a farinha de trigo branqueada é uma fonte abundante de nada”. (Brodsky, 1974).

--» Carne de porco: pesquisada pelo eminente doutor Frederic Viñas, o qual chegou às seguintes conclusões:
*Contém muita gordura e colesterol, além de mucopolissacarídeos, agentes que provocam inchaço por retenção de água no organismo, obesidade, reumatismo, artrite, arteriosclerose, diabete e transtornos circulatórios.
*É rica em hormônio de crescimento, predispondo a processos tumorais e cancerígenos. Os toucinhos defumados contem benzopireno, que é causador de câncer.
*Contém histamina, que favorece os processos inflamatórios, urticárias, apendicite, flebite (inflamação das veias), eczema e dermatites várias. (você sabe o que é anti-histamínico? É um remédio que os médicos prescrevem para combater alergias, dermatites, etc.).
*O vírus da gripe encontra-se nos pulmões do porco e passa aos pulmões humanos através da ingestão de carne suína.
*Durante a 1ª Guerra a epidemia de gripe matou mais, coincidindo com o recebimento de carne de porco procedente dos EUA.
*A gripe se desenvolve mais no inverno, depois da matança de porcos na Europa.
*Observam-se epidemias de gripe mais fortes nos meses de janeiro e fevereiro, tanto no hemisfério norte como no sul.
*Nos países islâmicos, onde a carne de poço é considerada impura e não consumida, são raríssimas.

--» Carne bovina: como todas as carnes, carece de fibras, o que dificulta a digestão e a evacuação. Contém muitas toxinas e adrenalina, que ficam no sangue do animal, na hora da morte. Provoca irritabilidade e excitabilidade. A gordura da carne bovina está associada a colesterina e provoca arteriosclerose, hipertensão, doenças do aparelho circulatório e infarto, sobretudo combinando-se com a nicotina.

Aumento do ácido úrico (Hipererucemia)

Pessoas com este distúrbio têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal.

Geralmente desenvolvem a gota, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações. Isto acontece pois quando está em grande quantidade no sangue tem facilidade de se depositar nos joelhos, tornozelos, calcanhares, porque a temperatura do corpo é mais baixa.

Pode estar associado à diabetes, uso abusivo de diuréticos e álcool, por exemplo: Além da gota também estão associados ao ácido úrico a artrite, cálculos renais, doenças renais e depósito de ácido úrico nos ossos (tofos).

Assim, para quem tem predisposição é preciso diminuir fatores como dietas inadequadas, álcool e medicamentos que possam diminuir a excreção de ácido úrico pelo rim e lembrar que a dieta normalmente só responde por 25% dos valores de ácido úrico.

Não se esqueça também de ingerir bastante água para ajudar a eliminar mais facilmente.

Alimentos que não devem ser ingeridos

  • Alimentos ricos em purinas como as carnes e miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela)
  • Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, truta, camarão, lagosta, ostra, caranguejo
  • Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto
  • Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon
  • Caldos pois quando as carnes são cozidas em água, o ácido úrico se difunde nos líquidos.
  • Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e grãos integrais
  • Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim,
  • Alho porró, aspargo, brócolos, cogumelo, espinafre.
  • Todos os grãos e sementes

Alimentos permitidos

  • Leite e iogurte desnatados, queijos brancos
  • Ovos
  • Vegetais (exceto os acima)
  • Pães brancos e biscoitos de água e sal
  • Frutas em geral
  • Macarrão e arroz
  • Batata
  • Óleos vegetais (girassol, canola), em quantidade moderada. Em excesso, diminuem a eliminação de ácido úrico
  • Carnes magras, peito de frango e filé de pescada só uma porção/dia

Exemplo de um cardápio de 1300 calorias

Café da manhã
1 xícara (chá) de leite desnatado café.
1 pão francês.
1 colher (sopa) de requeijão light.
1 fatia média de mamão.

Almoço
Salada de 1 xícara (chá) de alface e 1 beterraba média temperada com 1 colher (chá) de azeite e limão.
Pudim de Queijo com Molho de Frango e Milho (Clique aqui para ver a receita)
1 cenoura refogada.
1 maçã assada.

Lanche
1 porção de pudim dietético de coco.

Jantar
1 prato de sopa de legumes.
1 pão sírio recheado com 1 bastão de palmito picado, 1 tomate sem pele e sem sementes picado. 4 azeitonas verdes picadas, 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado e orégano a gosto
1 laranja.

Ácido Úrico

É uma substância tóxica, incolor e cristalina, que se encontra na urina do ser humano.

Origem:

O ácido úrico é abundante em produtos de origem animal, em chocolates, café, bebidas alcoólicas, feijões e ervilhas secas. O maior problema está nos rins quando funcionam mal devido a cálculos, areias ou insuficiência. Então o ácido úrico aumenta rapidamente e se acumula no organismo trazendo as seguintes consequências: gota, artrite, reumatismo, cálculos nos rins, na vesícula, arteriosclerose, derrame cerebral, problemas de fígado, etc. O mau funcionamento da Tireóide também é responsável pelo aumento e consequências do ácido úrico.

Tratamento:

- aplicar argila com o chá de cipó-mil-homens sobre os rins por 3 horas ou mais.

- importante é normalizar o funcionamento renal eliminando cálculos e areias.

Do livro “Existem doenças incuráveis?”, de Jaime Brüning, 2003, p. 151-152.

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a saúde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na área de terapias complementares, porém gostaríamos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido não dispensa uma orientação médica ou qualquer orientação na área que você esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terapêutica e outros devem complementar o tratamento já realizado, mantendo sempre o acompanhamento médico. Além disto, sugerimos que aquelas pessoas que já estão em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

Existe um tratamento mais fácil e eficiente para a redução do ácido úrico?
Vejo muitas dietas e algumas são contraditórias. Ex: Todo mundo diz que não se deve comer carne vermelha; em outras eu vejo que é permitido. Quais são as folhas (couve, alface) que não se devem comer?

Dieta para ácido úrico (dieta baixa em purinas)

Alimentos a serem evitados:

- Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, língua, moela)
- Vitela, cabrito, carneiro
- Sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque,
camarão, lagosta, ostra, caranguejo
- Ganso, peru
- Carne de porco, embutidos, toucinho, bacon
- Caldo de carne e molhos prontos
- Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha
- Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim,
pistache, avelã
- Presunto, extrato de tomate, chocolate,
- Alho porró, aspargo, brócolis, cogumelo, espinafre
- Todos os grãos e sementes
- Bebidas alcoólicas

Permitidos com moderação:

- Carnes: vaca e frango (magras).
- Filé de peixe (2 porções pequenas por dia)
- Morangos, ameixas , pessegos
- Cebola, espinafre, tomate

Permitidos:

- Leite, iogurte, queijo branco
- Ovos
- Vegetais (alface, acelga, agrião, repolho , couve)
– Chá, café
- Sagu, doces e frutas (maça, pera, banana, laranja, melão, melancia)
- Pães e bolacha agua e sal, arroz, macarrão, fubá, milho, mandioca,
batata, bolos
- Óleos vegetais (moderadamente)

Recomendações:
- Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento
- Moderar na ingestão de gorduras
- Não ingerir bebidas alcoólicas
- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia

Aliado a esta dieta, acredito no tratamento com a argila terapêutica. Para a aplicação se tornar mais fácil, você pode aplicar a compressa de argila antes de dormir e passar a noite de sono com ela. Assim, você não precisará usar o seu tempo durante o dia para o tratamento.

mas pq algumas pessoas dizem que laranja nao é permitido?
pois dizem que vitamina c faz aumentar o acido urico ?
pode me ajudar ?
“A dieta é um item importante do tratamento do ácido úrico. Os alimentos que devem ser evitados são os ricos em purinas: as carnes, miúdos (fígado, coração, língua e rins), sardinhas, arenque, anchova, mexilhão, camarão e ovas de peixes, feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e grãos integrais.
As pessoas com ácido úrico elevado podem evoluir para um quadro de
insuficiência renal, porque o rim é uma das vias de eliminação do ácido
úrico. A laranja possui oxalato, que está relacionado à formação de pedras nos rins. O consumo das frutas com moderação nao sao prejudiciais, o problema é o excesso. A pessoa seguindo uma dieta, sendo acompanhada por médicos, dificilmente deve eliminar a laranja da dieta. O importante é o controle, nao da pra generalizar.”

,tenho lido sobre ácido úrico em alguns livros e existe uma confusão muito grande do que pode e o que não pode .ex:laranja,tomate,chocolate.Tenho 40 anos e com 38 anos começou a aparecer cintomas nos pés(pequenas bolhas que começam a inchar depois secam e despela),comecei tratar lendo, e eliminei logo a carne vermelha.Gostaria de saber se vc tem informação sobre alguma dieta ou publicação mais precisa que possa me ajudar ?

Os sintomas que você teve são típicos deste problema.

Dieta para ácido úrico (dieta baixa em purinas)

Alimentos a serem evitados:

- Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, língua, moela)
- Vitela, cabrito, carneiro
- Sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque,
camarão, lagosta, ostra, caranguejo
- Ganso, peru
- Carne de porco, embutidos, toucinho, bacon
- Caldo de carne e molhos prontos
- Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha
- Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim,
pistache, avelã
- Presunto, extrato de tomate, chocolate,
- Alho porró, aspargo, brócolis, cogumelo, espinafre
- Todos os grãos e sementes
- Bebidas alcoólicas

Permitidos com moderação:

- Carnes: vaca e frango (magras).
- Filé de peixe (2 porções pequenas por dia)
- Morangos, ameixas , pessegos
- Cebola, espinafre, tomate

Permitidos:

- Leite, iogurte, queijo branco
- Ovos
- Vegetais (alface, acelga, agrião, repolho , couve)
- Chá, café
- Sagu, doces e frutas (maça, pera, banana, laranja, melão, melancia)
- Pães e bolacha agua e sal, arroz, macarrão, fubá, milho, mandioca,
batata, bolos
- Óleos vegetais (moderadamente)

Recomendações:
- Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento
- Moderar na ingestão de gorduras
- Não ingerir bebidas alcoólicas
- Ingerir 2 a 3 litros de água por dia

Sobre a questão da laranja, ela diz que as pessoas com ácido úrico elevado podem evoluir para um quadro de insuficiência renal, porque o rim é uma das vias de eliminação do ácido úrico. A laranja possui oxalato, que está relacionado à formação de pedras nos rins. O consumo das frutas com moderação nao sao prejudiciais, o problema é o excesso. A pessoa seguindo uma dieta, sendo acompanhada por médicos, dificilmente deve eliminar a laranja da dieta. O importante é o controle, nao da pra generalizar.”

Aliado a esta dieta, acredito no tratamento com a argila terapêutica. Para a aplicação se tornar mais fácil, você pode aplicar a compressa de argila antes de dormir e passar a noite de sono com ela. Assim, você não precisará usar o seu tempo durante o dia para o tratamento.

Tomo muita agua de cocô, como muitas frutas e gosto de carne, principalmente de boi. Engiro muitas verduras de folhas.
Pergunta: Agua de coco aumenta o ácido urico?

gostaria de saber, se é possivel evitar futuras crises de gota e o controle do ácido úrico somente com dieta?

gostaria de saber, se é possivel manter o controle do ácido úrico e evitar futuras crises de gota somente com dieta.

ESTOU COM GOTA,MAS GOSTO MUITO DE BEBER CERVEJA,SERÁ QUE POSSO SUBSTITUIR A CERVEJA POR ALGUMA OUTRA BEBIDA ALCOLICA Q FAÇA MENOS MAL? DIGA QUE SIM VAI DIGA Q SIMMMMMMM,OBRIGADO!!!!!!!!!

qual a bebida alcoolica que faz menos mal para quem tem gota?

Segundo a nutricionista de nossa rede profissional, “Um aspecto de grande importância na orientação dietética do paciente com gota é o consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão de álcool aumenta a uricemia e o consumo excessivo pode levar a desidratação e a acidose metabólica reduzindo a excreção renal de ácido úrico, contribuindo tambem para hiperuricemia.

As bebidas alcolicas em geral (vinho, cerveja, destilados) são contra indicadas para as pessoas com gota, após a ingestao de qualquer tipo de bebidas alcolicas algumas pessoas podem apresentar crises agudas da doenca.

O álcool está diretamente relacionado com a ocorrência de gota. O etanol e a purina contida nas bebidas alcoólicas contribuem para a hiperuricemia e gota.

O recomendado é nao consumir bebidas alcolicas.

Caso, a pessoa queira eventualmente ingerir algum tipo de bebida alcolica, deve conversar com o medico que a acompanha para discutirem esta possibilidade, o qual relacionará ao grau da doenca, ao medicamento usado e a frequência deste consumo”.

Segundo a nutricionista de nossa rede profissional, “Um aspecto de grande importância na orientação dietética do paciente com gota é o consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão de álcool aumenta a uricemia e o consumo excessivo pode levar a desidratação e a acidose metabólica reduzindo a excreção renal de ácido úrico, contribuindo tambem para hiperuricemia.

As bebidas alcolicas em geral (vinho, cerveja, destilados) são contra indicadas para as pessoas com gota, após a ingestao de qualquer tipo de
bebidas alcolicas algumas pessoas podem apresentar crises agudas da doenca.

O álcool está diretamente relacionado com a ocorrência de gota. O etanol e a purina contida nas bebidas alcoólicas contribuem para a hiperuricemia
e gota.

O recomendado é nao consumir bebidas alcolicas.

Caso, a pessoa queira eventualmente ingerir algum tipo de bebida alcolica, deve conversar com o medico que a acompanha para discutirem esta
possibilidade, o qual relacionará ao grau da doenca, ao medicamento usado e a frequência deste consumo”.

por favor gostaria de saber se a couve faz mal ao acido urico?

Envio abaixo a lista de alimentos PERMITIDOS para pessoas que sofrem de ácido úrico:

- Leite, iogurte, queijo branco
- Ovos
- Vegetais (alface, acelga, agrião, repolho , couve)
– Chá, café
- Sagu,doces e frutas (maça, pera, banana, laranja, melão, melancia)
- Pães e bolacha agua e sal, arroz, macarrão, fubá, milho, mandioca,
batata, bolos
- Óleos vegetais (moderadamente)

Oleo de copaiba realmente e indiciado no caso de gota?

Segundo o terapeuta Jaime Brüning, em seu livro “Existem doenças incuráveis?”, o tratamento para gota seria:
– Evitar as causas (mau funcionamento dos rins); tratar os cálculos ou areias dos rins se houver;
– Aplicar argila com o chá de cipó-mil-homens sobre os rins durante 10 dias.

gostaria de saber se a fruta tamarindo e prejudicial para gota?

Qual o mais prejudicial para aumentar o acido urico a carne vermelha ou a cerveja?

as bebidas alcoolicas devem ser evitadas nos casos de ácido úrico, já a carne vermelha é permitida, porém com moderação.

TENHO GOTA, AÇIDO URICO, EU POSSO COMER LINQUIÇA DE FRANGO E FEIJAO?

estes alimentos NÃO são permitidos para pessoas que sofrem de gota e ácido úrico.

Estou a 15 dias sofrendo com o Acido Urico,ja estou medicado e melhorando.
Durante a crise fiz exame de Acido Urico o resultado foi de 3,6,o qual poderia ir até 7,tem chance de eu sofrer nova crise ???

Acredito que o profissional que acompanhou o seu caso poderá lhe orientar melhor em relação às chances de sofrer nova crise.


Eu acredito que se você seguir as orientações médicas recomendadas, bem como uma alimentação indicada para os casos de ácido úrico, que você pode evitar futuras crises.

é verdade que para evitar ou tratar uma crise de gota, existe um remedio de homeopatia que exerce uma força rapida e eficaz de cessar o sofrimento em apenas um dia? aqui na minha cidade uma farmacia manipula este medicamento que é bastante difundido entre os gotosos. isto seria possivel?

0 comentários

Postar um comentário

Blog Archive